Ciro Gomes: O franco-atirador

Crédito:  Frederico Brasil

(Crédito: Frederico Brasil)

O ex-ministro Ciro Gomes precisou lançar sua pré-candidatura a presidente na última sexta-feira, 20, para dar uma resposta aos próprios dirigentes do PDT de que ele não vai desistir da campanha para apoiar Lula, como alguns desejam. Apresentando-se como um rebelde, de acordo com o slogan criado pelo ex-petista João Santana, Ciro não consegue deslanchar. Caindo nas pesquisas após o ex-juiz Sergio Moro ter se lançado candidato, ele não poupou o ex-magistrado da Lava Jato. Para Ciro, Moro acabará nem sendo candidato. Seus alvos prediletos, porém, continuam sendo Bolsonaro, a quem chamou de genocida, e Lula, a quem acusou de ter privilegiado os mais ricos. Em suma. Sua metralhadora giratória continua como sempre: atira em todos, inimigos ou futuros aliados.

Paris

Ciro avisa que nunca mais se alinhará a Lula, inclusive em eventual segundo turno. O cearense mostra rancor profundo. Em 2018, se considerava o único que poderia derrotar Bolsonaro, mas Lula, na cadeia, preferiu lançar Haddad, presa fácil para o bolsonarismo. Com raiva, no segundo turno ele viajou para Paris, prometendo jamais se aliar ao PT.

Vice

Por isso mesmo, Ciro faz oposição a Lula, afirmando que a política econômica que ele pôs em prática no governo petista foi semelhante à de Bolsonaro. Com isso, o presidenciável do PDT pensa em ganhar musculatura para atrair para a sua chapa a ex-ministra Marina Silva como vice. Muitos da Rede, como Randolfe Rodrigues, preferem união a Lula.

Doria escala Maia para coordenar campanha

Diogo Moreira/MáquinaCW

João Doria escalou o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para coordenar o programa de governo da campanha tucana à Presidência. Com o conhecimento que possui no meio político, afinal foi presidente do legislativo por cinco anos, e com a proximidade com o empresariado, após ter sido o responsável pela aprovação da Reforma da Previdência, Maia será importante articulador da campanha do PSDB.

Retrato falado

“Tem dois ladrões e um juiz, que inclusive prendeu um deles” (Crédito:Eduardo Knapp)

O deputado Arthur do Val vai se filiar ao Podemos com o objetivo de apoiar a candidatura de Sergio Moro a presidente. Segundo ele, o apoio ao ex-juiz é natural, diante da polarização nas eleições. “Temos dois ladrões e um juiz. Temos o Bolsonaro, que para mim é ladrão, e temos o Lula, que para mim também é outro ladrão. E temos o juiz que prendeu um deles”, disse do Val, fundador do MBL. Nesta semana, integrantes do movimento, como Kim Kataguiri, se filiaram ao Podemos.

Choque elétrico

O que acontece com a energia elétrica no Brasil é o exemplo mais acabado da incompetência administrativa. A má gestão
do setor começou com Dilma em 2015, que congelou reajustes para favorecer a reeleição em 2014, e agravou-se com a incapacidade do governo Bolsonaro. Moral da história: em sete anos, o custo da energia para o consumidor residencial subiu 114%, contra uma inflação no período de 48%. Entre outras coisas, os consumidores estão pagando o pato pelos subsídios dados pelo governo ao setor e ultimamente estão pagando o aumento de custos provocado pela estiagem, que obrigou o segmento a operar com as termoelétricas. O pior é que a ciranda continuará em 2022.

Jabutis

Estima-se que os consumidores continuarão a ser penalizados por aumentos abusivos pelo menos nos próximos três anos. Este ano, por exemplo, os consumidores de energia elétrica terão que bancar a expansão das redes solar e eólica, fora os “jabutis” que o Congresso aprovou com a privatização da Eletrobras.

Toma lá dá cá

Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura do Estado de São Paulo (Crédito:Gilberto Marques)

O que a recuperação do Museu do Ipiranga traz de mais significativo?
É um projeto ambicioso que inclui o restauro e a ampliação do edifício principal, a reforma do jardim e das fontes, a recuperação do Monumento à Independência e a realização de 12 exposições.

O novo museu vai colocar São Paulo no roteiro dos maiores museus do mundo?
O projeto prevê a instalação de equipamentos multimídia que permitem interatividade. Haverá ainda um auditório, lojas, restaurantes, cafés e um mirante.

A iniciativa privada ajudou?
A revitalização só começou em 2019, quando o governador Doria iniciou sua gestão e colocou o tema como prioridade. Ele liderou uma grande mobilização do setor privado e isso foi fundamental.

Alckmin não

Cresce no PT e nos partidos de esquerda que apoiam Lula para presidente uma campanha contrária à chapa que terá Alckmin como vice. O MTST de Boulos lembrou que quando Alckmin era governador de São Paulo ele comandou a repressão aos sem-teto que ocuparam as terras do “Pinheirinho”, em São José dos Campos, e na “Nova Canudos”, em São Paulo.

Luiz Carlos Murauskas

Os contras

Já os petistas estão organizando um documento em que pedem que Lula não escolha o ex-governador tucano como seu vice. Com 1.295 assinaturas, o abaixo-assinado lembra que Alckmin apoiou o impeachment de Dilma e que teve uma “longa trajetória de combate às políticas democráticas e populares do PT”. Lula dá de ombros aos críticos. Por enquanto.

Presidente da Firjan perde na Justiça para ISTOÉ

Ricardo Borges

A juíza Roberta de Toledo Malzoni Domingues, do Forum da Lapa (SP), absolveu o jornalista Germano Oliveira da acusação de crimes contra a honra ajuizada pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira. A juíza considerou que a Constituição garante o direito à informação. A revista foi defendida pelos advogados André Fini Terçarolli e Cláudio Gama Pimentel.

Rápidas

* A volta do ex-ministro Abraham Weintraub incendiou os bastidores do bolsonarismo. Ele quer ser candidato a governador de São Paulo e disse que Bolsonaro trocou os velhos amigos pelo Centrão: o presidente prefere o ministro Tarcísio de Freitas para o cargo.

* As escaramuças não param por aí. Bolsonaro anunciou que vai lançar a ministra Damares Alves para o Senado em São Paulo. A deputada Janaína Paschoal, pré-candidata ao cargo, soltou impropérios contra o ex-capitão.

* Aliás, o presidente não tem sido nada feliz nas escolhas para a campanha da reeleição. Já havia indicado apoiar o ex-ministro Ricardo Salles para deputado em São Paulo, e agora apoiará Fabrício Queiroz no Rio de Janeiro.

* Alexandre Frota desistiu de disputar a reeleição de deputado federal. Será candidato a deputado estadual. “Não quero continuar fazendo papel de palhaço.” Ele se elegeu no colo de Bolsonaro e depois rompeu com ele.

Tópicos

bolsonaro hoje ciro gomes 2022 ciro gomes facebook ciro gomes hoje ciro gomes instagram ciro gomes lula ciro gomes seguidores ciro gomes twitter ciro gomes youtube Como se fala com o Presidente? Eduardo Bolsonaro escolaridade de lula fábio luís lula da silva idade da namorada do lula jair bolsonaro facebook jair bolsonaro idade jair bolsonaro instagram jair bolsonaro na praia grande jair bolsonaro partido jair bolsonaro twitter joão doria altura joão doria carolina doria joão doria fortuna joão doria hoje joão doria neto joão doria pai joão doria site lula hoje lula instagram lula namorada lula oficial ao vivo lula tem ensino médio namorada de joão doria Onde nasceu Bia Doria? Quais as principais características dos governos do presidente Lula? Quais cargos Lula já ocupou? Qual a formação do Eduardo Bolsonaro Qual a origem de Bolsonaro? Qual a profissão de Eduardo Bolsonaro Qual é a descendência de Jair Messias Bolsonaro? Qual o cargo de Flávio Bolsonaro? Qual o endereço do Presidente da República? Qual o nome do nosso atual Governador 2021? Qual o valor da fortuna de João Dória? Quando Lula entrou para presidente? Quantas vezes Lula disputou as eleições? Quanto tempo dura o mandato do Jair Bolsonaro? Quanto tempo faz que Jair Bolsonaro é presidente do Brasil? Quantos anos tem a Bia Doria? Quantos anos tem a esposa de Jair Bolsonaro? Quantos filhos o Jair Bolsonaro tem? Quantos votos Lula teve na segunda eleição? Quem é a esposa de Flávio Bolsonaro? Quem é a esposa de João Dória? Quem é a primeira esposa de Jair Bolsonaro? Quem é a primeira-dama do Estado de São Paulo? Quem era o presidente antes de Lula? Quem foram os presidentes do PT? Quem são os filhos de João Dória? sergio moro filhos sergio moro formação sergio moro instagram sergio moro podemos sergio moro presidente sergio moro religião sergio moro twitter sergio moro últimas notícias

Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.