O deputado federal André Fernandes (PL-CE), aliado e colega de partido de Jair Bolsonaro, elogiou Ciro Gomes (PDT) em meio à movimentação do ex-presidenciável para formar uma frente de oposição e derrotar o petismo nas eleições de 2026 no Ceará.
Em encontro com a bancada de oposição ao prefeito Evandro Leitão (PT) na Câmara de Fortaleza, nesta segunda-feira, 19, André disse que o pedetista é “uma pessoa preparada e inteligente” e tem “coragem” para enfrentar o governador Elmano de Freitas (PT), provável candidato à reeleição, nas urnas.
“No segundo turno das eleições [de 2024] em Fortaleza, vimos um bloco se formar. Tivemos 49,6% dos votos, e essa união será ainda mais importante para 2026. É momento de deixar o ego de lado e raciocinar o que é melhor para o estado do Ceará. Não tenho dúvida de que o melhor é tirar o PT do poder“, concluiu o deputado, conforme reportou o jornal O Povo.
+Em meio a briga entre irmãos, Cid defende Ciro candidato à Presidência em 2026
Ciro e a ‘frente ampla’ contra o PT
A improvável articulação que pode colocar o ex-ministro de Lula (PT) e o jovem líder bolsonarista no mesmo palanque em 2026 começou nas eleições de 2024. Na disputa pela capital, André conseguiu atrair nomes como Capitão Wagner (União Brasil) e o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) — um dos principais aliados de Ciro — para seu palanque e teve apenas 10.838 votos a menos do que Evandro Leitão no segundo turno.

Três vezes candidato à Presidência no campo da esquerda, Ciro Gomes se aproxima da direita cearense
O desempenho animou as forças de oposição cearenses, que alimentam a esperança de tirar o PT do Palácio da Abolição depois de três eleições — duas de Camilo Santana, hoje ministro da Educação, e uma de Elmano — e enfraquecer a sigla em um de seus últimos rincões de poder.
De olho no xadrez estadual, Ciro reforçou a postura de combate ao petismo, se encontrou com parlamentares do partido de Bolsonaro e prometeu voto no deputado estadual Alcides Fernandes (PL), pai de André, para o Senado. Também não negou a possibilidade de se candidatar ao governo do estado novamente — ele já ocupou o cargo entre 1991 e 1994.
Além do ex-ministro, Roberto Cláudio e Capitão Wagner são cotados para a corrida. Esperança de votos do grupo, André tem 29 anos e não terá a idade mínima para ser governador ou senador nas eleições de 2026.