O atual presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, que atua dia e noite pela sua recondução na empresa, briga contra os principais acionistas para tentar se manter no cargo. Uma das críticas que recebe ao longo dos anos seria pela falta de diálogo com o governo. Mas se de fato permanecer no cargo, será difícil esse ponto melhorar.

Bartolomeo contratou como diretor de Assuntos Regulatórios da empresa no início do ano passado o ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, Marcelo Sampaio. A Coluna apurou que mesmo depois de receber críticas sobre a condução do cargo e da falta de interlocução da Vale com o poder público, o CEO não se preocupou em manter Sampaio na empresa.

Marcelo é ligado ao ex-presidente Bolsonaro. Até por ser genro do general Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência. Sampaio é considerado uma das pessoas mais próximas o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ele ocupou a secretaria executiva do ministério quando Tarcísio foi ministro.