O advogado que representa a sino-indonésia Paper Excellence nos temas criminais e seu colega que defende o árbitro Anderson Schreiber em um inquérito policial foram vistos almoçando juntos no último dia 13 no Rio de Janeiro.

Rogério Taffarello, que defende a Paper pelo escritório Mattos Filho, e Diogo Malan, patrono de Schreiber pela banca Mirza e Malan, almoçaram juntos no restaurante Xian, localizado no anexo do aeroporto Santos Dummont, segundo um contato da Coluna que presenciou a cena.

Schreiber foi julgador da arbitragem da Paper contra a J&F no caso Eldorado, que deu vitória à empresa estrangeira. Ele responde a um inquérito por suspeita de falsidade ideológica tanto no caso Eldorado quanto em uma arbitragem movida contra a Petrobras. A Paper Excellence não é parte nesse inquérito.

Em ambos os casos, Schreiber teria omitido vínculos com partes interessadas no resultado do processo que julgava. No caso da Paper, ele dividia escritório, despesas e funcionários com o escritório de advocacia que defende a empresa indonésia. Taffarello também defende a Paper na ação em que a J&F pede a anulação da arbitragem alegando, entre outros pontos, o conflito de interesse de Schreiber.

Já na arbitragem da Petrobras, Schreiber não revelou que advogava para uma associação de acionistas minoritários que movia uma ação contra a estatal com pedido idêntico ao processo que ele julgava.

A Coluna procurou os advogados para saber se a pauta do almoço foi o caso da disputa pelo controle da Eldorado Celulose. Ambos responderam contato da reportagem. Malan diz que é amigo de Tafarello há 15 anos e conversaram amenidades. Tafarello informou que a pauta do almoço foi um projeto editorial a convite do amigo.