O nome talvez não seja tão conhecido como o de seus colegas Coco Chanel, Yves Saint Laurent e Christian Dior, mas a obra do designer japonês Issey Miyake será estudada por gerações por sua genialidade. Conhecido por misturar artesanato e tecnologia em suas criações, Miyake morreu no último dia 5, aos 84 anos, vítima de um câncer no fígado em um hospital de Tóquio. A informação foi revelada pelo Grupo Issey Miyake, em um comunicado que causou comoção no mundo da moda.

Talvez a sua criação mais conhecida seja uma das mais banais. É aquela que vemos diariamente nas ruas de quase todas as cidades do mundo: o suéter de gola alta, imortalizado pelo genial Steve Jobs. A biografia de Jobs afirma que o criador do iPhone possuía cem modelos iguais na cor preta, encomendados diretamente com o estilista. Suas roupas plissadas eram famosas por um detalhe para lá de prático: não amassavam.

Um dos primeiros estilistas asiáticos a desfilar na Europa, Miyake fez parte do grupo de japoneses que revolucionou a alta costura de Paris na década de 1980. Com suas silhuetas desconstruídas, trabalhou para Guy Laroche e Givenchy e em seguida fundou sua marca homônima. No Brasil, como já é comum entre os grandes estilistas, o que se tornou de fato popular foi a sua fragrância, que também leva seu nome, uma das mais buscadas por consumidores fiéis.

Apesar de perder a batalha para o câncer, Miyake sempre será um sobrevivente. O estilista nasceu em Hiroshima e tinha sete anos quando a bomba atômica foi lançada sobre sua cidade, enquanto ele estava numa sala de aula. Ele não gostava de falar sobre o tema, mas em 2009 escreveu um relato ao jornal “New York Times” falando sobre a experiência. “Quando fecho os olhos, ainda vejo coisas que ninguém deveria experimentar”, escreveu, acrescentando que a própria mãe morreu de exposição à radiação.

Visionário, ele sabia que no futuro as pessoas iriam consumir menos e que isso seria um dos grandes desafios aos novos designers. Apesar dos horrores pelos quais passou, o legado de Issey Miyake é feito somente de coisas belas.