Comportamento

O combo da morte

Cinco projetos que tramitam no Congresso promovem a destruição ambiental e violam os direitos indígenas

Crédito: Fabiano Maisonnave

DESCONTROLE Governo trabalha para liberar mineração em terras indígenas (Crédito: Fabiano Maisonnave)

Cinco projetos de lei em tramitação no Congresso vêm chamando a atenção de ambientalistas não é de hoje. São conhecidos como “combo da morte”, por serem altamente nocivos ao meio ambiente. O que se ouve nos corredores da Câmara é que apesar do movimento liderado por Caetano Veloso no mês passado, a qualquer momento, quando poucos estiverem atentos, eles serão aprovados pelos deputados e devem seguir para o Senado, onde encontrariam certa resistência, especialmente aqueles considerados mais danosos. Porém, nada garante que serão rejeitados.

Os projetos restringem a demarcação de terras indígenas (PL 490/2007); liberam a mineração nessas terras (PL 191/2020); flexibilizam ou extinguem o licenciamento ambiental de obras e empreendimentos (PL 3729/2004); permitem a legalização de terras públicas invadidas até 2014 e a titulação de áreas consideradas latifúndios (PL 510/2021); e permitem que o setor privado se aproprie de terras destinadas à reforma agrária e a titulação de áreas consideradas latifúndios (PL 4843/2019).

O PL 510/2021, de autoria do Senador Irajá (PSD-TO), é um dos piores, pois libera regularização de terras de 2.500 hectares com uma simples declaração dos ocupantes, sem verificação de fiscais sobre existência, na área pleiteada, de outros assentados, quilombolas etc. Para o coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raoni Rajão, é preciso discutir o tema da legalização das terras indígenas como um todo. “O Brasil, comparado a outros países, ainda tem áreas relativamente baratas e o que impede invasões é a legislação atual, vigente desde 2017. Agora discute-se uma nova anistia. De um lado, aumenta a oferta de terras públicas e de outro temos a abertura do mercado de terras brasileiras”, diz Rajão.

Hoje, é permitido que estrangeiros comprem terras brasileiras, mas há limites. O que se quer é expandir ainda mais esses limites, possibilitando a legalização da venda de terras públicas até mesmo nas fronteiras, sem que seja preciso uma avaliação sobre o impacto disso para a segurança nacional.

Tópicos

agenda congresso nacional caetano veloso biografia caetano veloso filhos caetano veloso idade caetano veloso jovem caetano veloso letras caetano veloso sozinho caetano veloso wikipédia caetano veloso youtube Como Caetano Veloso conheceu Paulinha? Como é composto o Senado Federal? Como foi construído o Congresso Nacional? congresso nacional arquitetura congresso nacional função congresso nacional hoje congresso nacional hoje ao vivo congresso nacional onde fica fale com o congresso nacional O que acontece no Palácio do Congresso Nacional? O que funciona as duas torres do Congresso Nacional? O que o Congresso Nacional? O que significa as duas bacias do Congresso Nacional? Onde mora o Caetano Veloso? Pode Rexecutivo? Quais as duas Casas do Congresso Nacional? Quais são os órgãos que compõem o Congresso Nacional? Qual a idade de Paula Lavigne? Qual dos três poderes é exercido pelo Congresso Nacional bicameral quantos senadores e quantos deputados federais podemos ter por Estado? Qual é a idade de Caetano Veloso? Qual é a importância do Congresso Nacional? Qual é a religião de Caetano Veloso? Quanto custa o cachê de Gilberto Gil? Quanto custa um show de Gilberto Gil? Quanto é o cachê de Caetano Veloso? Quantos filhos Paula Lavigne tem? Quantos filhos tem o Caetano Veloso? Quem é a esposa do Caetano Veloso? Quem é mãe do Moreno Veloso? Quem é mais velho Caetano ou Bethânia? quem e o presidente do congresso nacional 2021 Quem é que construiu o Congresso Nacional? Quem são os filhos de Caetano? Quem são os filhos de Paula Lavigne? Quem são os pais de Paula Lavigne?