Comportamento

O cartoon está na moda

Em um momento de alta tensão política e comportamental, coleção de camisetas recupera a arte do cartunista Glauco

Crédito: Divulgação

CRÍTICA Da esquerda para a direita: modelos com Cacique Jaraguá, Ozetês, Bob Cuspe e Geraldão (Crédito: Divulgação)


“Sempre quis trabalhar com a obra do Glauco e não deixá-la morrer” Beatriz Galvão, viúva do cartunista (Crédito:Leda Abuhab)

Recentemente no Brasil, alguma charge contestadora está sempre em discussão. Seja uma exposição censurada por críticas políticas ou um desenho que algum bolsonarista achou ofensivo. Talvez, por isso, esse estilo de ilustração esteja povoando o imaginário do brasileiro e compondo, cada vez mais, a maneira das pessoas se vestirem. É nesse contexto que nasce o projeto “Glauco Cartoon”, que, além de trabalhar com estampas do chargista Glauco, exibe as de outros dois participantes do grupo conhecido como “Los 3 amigos”, que reúne Laerte e Angeli. Quem está à frente do projeto é Beatriz Galvão, viúva do artista: “Pouco antes de partir, ele estava desenvolvendo essa ideia com o filho. Sempre quis trabalhar com a obra dele e não deixá-la se apagar”. Glauco e seu filho Raoni foram assassinados em Osasco, em 2010, após um dos frequentadores da igreja “Céu de Maria”, fundada pelo cartunista, invadir o quintal da casa da família.

Antes de lançar a coleção, vendida por meio do site do cartunista, Beatriz fez testes com a confecção de algumas peças para amigos, além de exposições. A coleção é coordenada por Sonia Kiss, tem o stylist assinado por Dudu Bertolini e conta com 72 versões das peças, entre camisetas, moletons e vestidos de diferentes cores e modelos. Os desenhos também estão em objetos colecionáveis como canecas, pôsteres e tapetes.

Viés político

Os primeiros modelos lançados contam com algumas das personagens mais famosas de “Los 3 Amigos”, como Geraldão e Bob Cuspe, e têm um viés naturalmente contestatório, o que ultimamente atrai muita atenção. Ainda assim, Beatriz afirma ter o desejo de abordar temas mais “ácidos” no futuro. “Existem desenhos do Glauco no tom de humor que são bons alertas para a humanidade e têm relação com o meio ambiente, a pobreza e a desigualdade social. Com certeza penso em colocar nas camisetas”, diz ela. A realidade brasileira atual está em linha com os temas que os desenhos desses autores costumaram abordar, e a vontade da população de expressar suas preferências políticas em seu estilo é cada vez mais difundida. É um ótima oportunidade para propagar a obra crítica de Glauco e seus amigos.

 

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Veja também
+ Dublê de 28 anos morre ao tentar recorde com manobra de moto
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago