O Brasil está amando Portugal

O Brasil está amando Portugal

Dois séculos depois, no ano em que celebra o bicentenário da sua independência de Portugal, o maior país da América do Sul descobre que afinal o seu “pai” é um coroa legal que até dá vontade conhecer.

Um grande estudo de opinião realizado pelo instituto de pesquisas Datafolha revelea que para uma parte significativa dos brasileiros está se apaixonado por Portugal.

Duas mil e cem entrevistas realizadas em 129 municípios de vários dimensões representando todo o país continental com com uma margem de erro de 2% evidencia que onde antes havia desconhecimento, hoje há vontade; onde havia desconfiança, hoje há vontade de trabalhar juntos..

Diz o estudo que maioria dos cidadãos do Brasil tem uma visão positiva sobre Portugal; que dos 43% dos brasileiros gostaria de mudar de país e entre esses 8% aponta espontaneamente Portugal como destino preferido, atrás apenas dos Estados Unidos (14%).

Entre os que querem morar em Portugal a beleza do país, a qualidade de vida, a segurança e a forma como são recebidos são os fatores mais destacados. Por outro lado a antiga condição colonial entre Brasil e Portugal está praticamente ausente sendo referida por apenas 4%.

Hoje, em muitas universidades portuguesas, as comunidades de estudantes brasileiros são as maiores e que para muitos jovens estudar na Europa ganhou uma nova morada: Portugal. A mais internacional universidade em língua portuguesa em todo o mundo, a Universidade de Coimbra, requer apenas o ENEM — o exame de ensino secundário — como habilitação para ingresso direto nos seus cursos.

Hoje entre os cerca de 300 mil brasileiros que hoje vivem Portugal, para lá dos estudantes de todos os graus, há homens e mulheres de negócios, empreendedores na área da tecnologia, da agricultura e da finança, desportistas e investidores, peritos imobiliários, atores e atrizes e muitos servidores aposentados que, por um motivo ou outro, acreditam que Portugal é o lugar certo para eles.

Hoje a companhia aérea portuguesa, a TAP, juntamente com a Latam e a Azul, garantem uma verdadeira ponte aérea com voos diretos entre Lisboa e o Porto e 14 cidades brasileiras.

E enquanto a globalização acelera, a conectividade global amplifica os negócios em língua portuguesa, sobretudo quando utilizada na forma escrita nas redes sociais.

Mas em 2018, a ligação entre os dois países de língua portuguesa ganhava um novo fôlego quando a nova “Lei da Nacionalidade” lusa passava a conferir, sem excepção, o estatuto de português originário — com os mesmos direitos de quem nasce em Portugal — a todos os netos de portugueses. Haverá milhões por esse mundo fora.

É um tempo novo se anunciado.


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua




Sobre o autor

Fundador da Informacion Capital Consulting e Diretor da Câmara de Comércio e Industria Luso Brasileira em Lisboa onde coordena o comité de Trade Finance é o autor do estudo "O Potencial de Expansão das Exportações Brasileiras para Portugal”. Atua atualmente como investidor e consultor, estando envolvido em projetos de intercâmbio internacional nas áreas do comércio, tecnologia e real estate. Vive com um pé em cada lado do Atlântico, entre São Paulo e Lisboa. É autor e colunista na imprensa internacional sobre temas de investimento, importação e exportação e inteligência de mercado. É um entusiasta da cultura e da língua portuguesa.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.