O basquete não para no Natal americano

Douglas P. DeFelice/Getty Images/AFP
LeBron James parte para a cesta em segunda partida dos Lakers contra o Miami Heat nas finais da NBA Foto: Douglas P. DeFelice/Getty Images/AFP

A nova temporada da NBA, liga de basquete norte-americana, começou no dia 22 de dezembro, pouco mais de dois meses após o fim da temporada 2019/20, realizada na “bolha” em Orlando, Flórida, após meses de paralisação por conta da pandemia.

Por mais que os norte-americanos tenham a cultura do esporte enraizada, o fator financeiro foi o maior motivador para o rápido retorno – normalmente os craques possuem mais de 5 meses de férias entre uma temporada e outra. Segundo a ESPN norte-americana, portal especializado em esportes, a liga pressionou um retorno para a semana do natal visando a audiência da data e temendo um prejuízo estimado entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão, caso as atividades retornassem em janeiro.

O período natalino concentra as maiores audiências do ano, sendo assim a grade de jogos estará repleta de partidas ao vivo. Em um ano conturbado pelas eleições presidências, combate ao racismo e devastado pelo coronavirus, a prática do “pão e vinho”, popularizadas pelos romanos, se faz mais necessária do que nunca.