Gente

O bailarino armado de arte

Crédito: Angela Zaremba

Depois de levar o seu impecável trabalho e o nome do Brasil internacionalmente, o carioca Thiago Soares, de 38 anos, um dos maiores nomes do balé clássico mundial, está focado em disseminar no País a arte dos movimentos corporais. Ele recebe neste mês o Lukas Latin UK Awards por sua trajetória de no Ballet de Londres, onde é o primeiro bailarino convidado. Como não bastasse, se prepara para abrir no ano que vem uma escola de dança na sua cidade natal. “Quero formar jovens talentos e criar oportunidades. Somos muito ricos em talentos físicos e rítmicos, mas não temos grande apoio e visibilidade para a dança”, afirma. Com parcerias com diversas ONGs, a escola vai conceder bolsas de estudo principalmente para os artistas mais jovens. Thiago acredita que, nesse momento em que a cultura brasileira sofre com a falta de recursos financeiros, é necessário trabalhar com ainda mais força. “A cultura, ao lado do futebol, é nosso melhor cartão de visitas. Tento lutar com as armas que tenho, que são as armas da arte”, diz ele, que também está escrevendo um livro sobre sua carreira e as intimidades dos bastidores da dança.

Os amores trans de Preta

Divulgação

A cantora Preta Gil, 45, lançou na semana passada um manifesto com a performer Gloria Groove, 24. A música e o clipe “Só o Amor” têm participação da atriz Glamour Garcia, 30, e foram divulgadas com quatro mini documentários que trazem depoimentos de mulheres trans.

+ “Filho é um inferno e atrapalha”, diz Fábio Porchat sobre não querer ser pai

Qual mensagem a canção “Só o amor” quer transmitir?
Só o amor constrói, só o amor pode nos salvar, só o amor pode nos ajudar a evoluir como indivíduos e como espécie. Parece piegas, mas se observarmos o que ódio tem feito conosco e com as relações humanas, veremos que não há outra saída.

Por que abraçou a causa?
Desde que me entendo por gente, aprendi a conviver com as diferenças, na nossa casa as pessoas eram respeitadas, sem rótulos ou preconceito. Em um lar de tropicalista, julgar e excluir não eram verbos possíveis. Sempre respeitei as diferenças e individualidades, meu trabalho sempre abraçou e defendeu a diversidade.

Quais as principais dificuldades que as mulheres trans enfrentam?
Conviver com o preconceito e ter de fingir ser quem não é. No documentário, a enfermeira Emanuele falou que “às vezes ir a uma padaria é um ato de militância incrível”. A cada segundo é preciso defender sua identidade, sua existência e seu direito de ser feliz.

+ Polícia aborda ambulância com sirene ligada e descobre 1,5 tonelada de maconha

Cachos e autoestima com Lucy Ramos

Marcos Duarte

A atriz Lucy Ramos, 37, está ao ar na novela “A Dona do Pedaço” como a personagem Silvia. Pode parecer apenas um detalhe, mas os cachos da influencer que faz sucesso na internet representam uma grande conquista para as mulheres negras. “Viemos de uma sociedade em que, no passado, quando se tinha dinheiro, era praticamente obrigatório alisar o cabelo. Consegui que minhas personagens tivessem cabelo cacheado, foi resultado de uma soma de esforços”, diz Lucy. Para valorizar a beleza da mulher negra e inspirar novas gerações, ela mantém no Instagram a conta @segundascacheadas. “Quero levar para meninas que precisam de inspiração uma forma positiva de conquistar autoestima, da mesma forma que tive de conquistar a minha”.

Meditando na cidade grande

Divulgação

Depois de brilhar em trabalhos na televisão e em capas de revista, Carol Magno, 32, se tornou instrutora de Yoga. “Passei a ver as situações com muito mais consciência e leveza”, diz ela. Em recente viagem a Portugal, foi convidada pelo fotógrafo brasileiro Fábio Keer para seu projeto Yoga x Caos. O objetivo é mostrar a prática, que busca paz e tranquilidade, em contraste com o caos das grandes cidades.

Artista com propósito

Patrícia Canola

O ator Bruno Kott, 36, está em três projetos sobre questões sociopolíticas atuais: a peça “Inimigo Oculto” imerge o público no universo de opressão e violência contra a mulher; O filme “O Homem Cordial” aborda linchamento nas redes sociais; e a série “A Vida Secreta dos Casais”, na qual faz par romântico com Bruna Lombardi, aborda questões de saúde mental e emocional. “O papel do artista é esse, trabalhar mediante o que está acontecendo no nosso país”, diz.

Veja também

+ A incrível história do judeu que trabalhou para os nazistas na Grécia
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês
+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Educar é mais importante do que colecionar