O ataque de hackers aos celulares

Reprodução/Pixabay
O ransomware já foi usado para invadir o STJ, o Governo do Distrito Federal, o BRB e o TJDFT, causando graves transtornos na infraestrutura de informática desses órgãos Foto: Reprodução/Pixabay

Embora seja um aparelho quase que imprescindível nos dias de hoje, o celular é 100% seguro? De acordo com especialistas da Check Point, a resposta é não.

A empresa de segurança virtual analisou diversos aplicativos de Android disponíveis no Google Play Core, plataforma exclusiva de apps, e encontrou falhas de segurança, concluindo que os celulares dos usuários estavam desprotegidos contra ataques de cibercriminosos.

A brecha nos sistema permite que os hackers acessem dados confidenciais nos smartphones, como senhas, e-mails, detalhes de login e até mesmo informações financeiras – fato que assusta, visto que “nossas vidas” estão nos aparelhos.

A lista possui majoritariamente aplicativos de relacionamento, jogos e edição de vídeo. Segundo a Play Store, loja do Google, as ferramentas foram baixadas quase 250 milhões de vezes. Casos como este estão comuns, o que coloca em xeque a credibilidade dos desenvolvedores, como Google e a App Store, outra gigante dos aplicativos. Todavia, especialistas indicam que as correções estão em andamento e que não há motivo para alarde. É preciso ficar atento aos dados que inserimos em nossos celulares.