Edição nº2552 15/11 Ver edições anteriores

O apelo pela doação

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo está fazendo um apelo à população para continuar doando sangue e plaquetas. Por causa da greve, o total de doação caiu muito. “Estamos em um momento crítico”, disse o secretário de saúde, Marco Antonio Zago.

A preocupação maior é com a quantidade estocada de plaquetas, células sanguíneas que participam da coagulação e que são fundamentais para impedir a hemorragia em pacientes que apresentam deficiência em sua produção. Entre eles, pessoas submetidas à quimioterapia.

Dependendo do local e de sua gravidade, a hemorragia pode ser fatal. Depois de armazenadas, as plaquetas têm validade de cinco dias. Após o período, elas devem ser descartadas. “Estamos entrando no oitavo dia de doação abaixo do normal”, afirma Zago. “Ainda temos em estoque, mas em quantidade muito baixa”, alerta o secretário. “Nunca passamos por uma situação como essa.”


Mais posts

Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.