Em meio aos desafios diários de liderar grandes equipes, tomar decisões estratégicas e moldar o futuro de empresas que movimentam a economia do país, um pilar muitas vezes invisível, mas profundamente presente, sustenta algumas das principais lideranças femininas do Brasil: os relacionamentos amorosos.
Neste Dia dos Namorados, 12 de junho, trazendo um olhar mais íntimo e humano sobre essas mulheres que estão no topo, IstoÉ Gente compartilha relatos e aprendizados de mulheres que conciliam o sucesso profissional com casamentos longevos e bem-sucedidos, trazendo dicas valiosas sobre como o amor e a parceria podem ser aliados poderosos na jornada de liderança.
Sabrina Sato
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“Conciliar amor e trabalho é uma dança, né? Nem sempre a gente acerta o passo, mas quando tem parceria de verdade, tudo flui. O Nicolas me apoia muito, acredita em mim, e isso faz toda diferença. Quando a gente tem alguém do lado que torce por você de verdade, até as decisões mais difíceis ficam mais leves. O amor vira um dos pilares mais importantes para continuar, criar, liderar… No fim, amar e ser amada me tornou uma mulher mais confiante, mais leve e, com certeza, mais forte”, diz a apresentadora e empresária.
Karla Felmanas, VP da Cimed da Farmacêutica Cimed
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Quando se fala em liderança feminina no setor farmacêutico, é impossível não mencionar Karla Felmanas. Vice-presidente da CIMED, uma das maiores farmacêuticas do Brasil, e influenciadora digital com forte presença nas pautas de estilo de vida, maternidade e negócios, Karla é reconhecida pela sua capacidade de equilibrar múltiplas esferas da vida com autenticidade e potência. Mas, entre tantas conquistas, ela revela em seu livro “Oi, Tchurma” que um dos maiores segredos que sustentam sua trajetória de sucesso é a solidez de seu casamento de quase 30 anos com Marcelo Felmanas.
Mais do que uma história de amor, o relacionamento com Marcelo é, para Karla, um alicerce emocional e estratégico. Em um capítulo inteiro dedicado à relação, ela expõe com honestidade e sem pudores como a parceria sólida que construiu com o marido foi essencial para enfrentar os altos e baixos de uma carreira exigente e, muitas vezes, solitária para mulheres em posição de comando. “O sucesso começa dentro de casa”, escreve, em uma frase que sintetiza sua filosofia.
Karla não romantiza o casamento, mas o trata como uma construção ativa e diária feita de escolhas conscientes, diálogo aberto e disposição para manter o amor em movimento. Uma de suas dicas mais práticas é manter um dia fixo da semana para um “date”, mesmo que simples.
“Pode ser só um jantar fora, uma caminhada a dois ou até um café no meio do dia, o importante é quebrar a rotina e criar um espaço que seja só do casal, longe dos filhos e dos celulares. Esses pequenos desvios de rota mantêm a curiosidade acesa e nos lembram do porquê escolhemos caminhar lado a lado.”, explica.
Os rituais de conexão, segundo ela, ajudam a criar oportunidades para renovar os vínculos afetivos, trazendo leveza para o relacionamento e fortalecendo a parceria sem a necessidade de grandes produções. Para Karla, fugir do piloto automático é uma estratégia tão valiosa quanto qualquer planejamento empresarial.
Ao lado de Marcelo, Karla construiu uma relação baseada na autonomia, na leveza e na cumplicidade.
“Não é sobre virar um só, é sobre entender o outro e caminhar lado a lado, com respeito e individualidade”, defende.
Essa perspectiva revela uma executiva que não dissocia sua vida pessoal da profissional, mas sim as entrelaça com inteligência emocional, algo que ela considera um diferencial competitivo.
Monica Burgos, CEO e co-fundadora da Avatim
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“Sempre me recusei a acreditar que sucesso profissional e vida afetiva fossem caminhos opostos. Um relacionamento saudável não limita, ele expande. Estar à frente da Avatim, com todos os desafios e conquistas que o empreendedorismo traz, só reforça minha crença de que é possível construir algo grandioso na carreira e, ao mesmo tempo, voltar para casa com o coração leve. Viver um amor baseado em respeito, escuta e admiração ajuda a manter o equilíbrio. O amor, quando é parceria verdadeira, não atrasa. Ele impulsiona.”
Giovana De Pieri Degen, Head de Marketing e Produto na Trussardi
Com uma trajetória sólida e em ascensão no universo da moda, com passagens por marcas renomadas como Alexandre Birman, Grupo Arezzo e Ricardo Almeida, Giovana De Pieri agora se destaca no mercado de homeware, liderando o time de marketing na Trussardi, marca brasileira com DNA italiano, referência em enxovais para cama e banho.
Assim como nos negócios, Giovana acredita que a base de um relacionamento duradouro é a transparência e a cumplicidade. A construção em conjunto e aprender a lidar com as diferenças são os pontos-chave para fortalecer a união entre duas pessoas. São nesses pilares que se baseia sua união com Philippe Jean Degen.
“Depois de 12 anos casada, posso afirmar que para um casamento duradouro, a base está na transparência e na cumplicidade. Aceitar o outro como ele é, com suas qualidades e imperfeições, é um ato de amor diário. É essencial ter paciência nos momentos difíceis, entendendo que faz parte passar pelos altos e baixos dentro de uma relação, porém, o segredo está em atravessar essas fases com sabedoria e muita parceria, mantendo o compromisso de construir juntos, mesmo quando o caminho exige mais do que só o sentimento”, afirma Giovana.
Sabrina Hoffmann, Gerente de Comunicação e Branding na Docol
Acostumada a lidar com grandes desafios do mercado de produtos voltados para construção civil, Sabrina Hoffmann se destaca por traçar estratégias para fortalecer a reputação e o posicionamento da Docol. Sua trajetória no marketing para essa área soma mais de 10 anos.
Uma década é também o período de seu casamento, moldado através de muita parceria, resiliência e do diálogo. “O segredo está em cultivar diariamente o diálogo, a escuta e o cuidado mútuo, criando um ambiente seguro onde ambos possam crescer individualmente e como casal, sem medo de mudar, porque sabem que estão caminhando lado a lado”, afirma Sabrina.
O companheirismo e a parceria genuína são outros pontos fundamentais para Sabrina, sobretudo para relacionamentos longos, que passam por muitas mudanças de fase. “Nossos momentos mudam, muda o trabalho, a casa, os filhos, nossos pais e familiares envelhecem, nossas amizades se renovam e isto muda todo nosso entorno. Entender que cada um tem suas próprias fases, desafios e momentos de transformação é fundamental para que o casal evolua junto. Respeitar o tempo do outro, apoiar suas conquistas e estar presente nas dificuldades fortalece não só o amor, mas também a confiança”, reflete Sabrina.
Riccy Souza Aranha, fundadora da Mixed
Para Riccy Souza Aranha, fundadora da Mixed, a única maneira possível de conciliar casamento e trabalho é transformar o trabalho em algo que motive e envolva ambos os lados do casal. Quando apenas uma das partes está engajada, a compreensão e o equilíbrio se tornam difíceis. No entanto, quando há interesse mútuo, seja porque trabalham juntos ou porque existe uma afinidade real com a atividade do outro, tudo flui com mais naturalidade.
Riccy acredita que, mesmo que os dois não atuem na mesma área, é essencial que compartilhem algum tipo de interesse comum. Ter assuntos em comum, debater ideias, até mesmo viver pequenas polêmicas de forma leve e divertida, contribui para uma convivência mais rica e próxima. Para que essa conciliação funcione, é fundamental que o trabalho seja algo vivido a dois. Dessa forma, há mais compreensão sobre rotinas, horários e programas. Do contrário, tudo tende a ficar mais difícil.
Liana Thomaz, fundadora da ÁGUA DE COCO
À frente de uma das maiores marcas de lifestyle do Brasil, Liana Thomaz é uma das mulheres mais admiradas no universo da moda e dos negócios. Fundadora da Água de Coco, ela transformou uma pequena confecção em Fortaleza em uma marca global, com 29 lojas no Brasil, uma flagship em Miami e presença na Europa por meio de representantes e showrooms parceiros. Com 40 anos de história, a marca participa de feiras e semanas de moda no Brasil e no exterior, levando a identidade e a sofisticação do lifestyle brasileiro para o mundo. Em 2024, Liana foi eleita pela Forbes uma das Mulheres Mais Poderosas do Brasil — um reconhecimento que celebra não apenas seu sucesso empresarial, mas também a resiliência de uma mulher nordestina que, com força, intuição e dedicação, construiu uma marca que representa o Brasil com orgulho.
Ao lado dela, em todos os sentidos, está Célio Thomaz, seu marido e diretor financeiro da Água de Coco. Com anos de casados, eles construíram juntos não apenas uma família, mas também uma marca que se tornou referência em lifestyle. Desde os primeiros passos da empresa — quando a produção acontecia na sala de estar da casa onde viviam — a vida pessoal e o trabalho sempre caminharam lado a lado. Na fábrica, suas salas ficam de frente uma para a outra, com as portas sempre abertas, simbolizando o diálogo constante, a confiança e a parceria de Célio e Liana. Para Liana, essa integração natural entre afeto e profissão é fundamental: quanto mais à vontade se sente, melhor consegue exercer sua liderança e dar o seu melhor em todas as frentes.
“O apoio da minha família e a confiança no que eu acreditava foram o que me impulsionaram quando tudo parecia difícil. E o Célio sempre esteve comigo, respeitando meu espaço, somando com sua visão estratégica e dividindo todos os desafios”, afirmou Liana.
Assim como no universo da moda, ela acredita que a beleza do amor está na construção cuidadosa, na constância, no respeito e nos detalhes que fazem a diferença.