“O Agente Secreto” será exibido no pátio do Museu do Louvre, em Paris, neste sábado, 5, em uma sessão gratuita e ao ar livre. A produção brasileira será apresentada ao público francês pelo diretor Kleber Mendonça Filho, pela produtora Emilie Lesclaux, e pelo protagonista do longa, Wagner Moura.
Sucesso no Festival de Cannes, em maio deste ano, o longa já tem lançamento confirmado em 94 países, de acordo com a MK2, distribuidora responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente.
+Wagner Moura e ‘O Agente Secreto’ são cotados para Oscar por revista norte-americana
+Ney Matogrosso pega carona no quadriciclo de Zeca Pagodinho: ‘Rolê dos divos’
Entre os países já confirmados para exibição do filme nas salas de projeção estão alguns dos mercados cinematográficos mais importantes do mundo, como China, Estados Unidos e México e Coreia do Sul. Já em Portugal, a produção ganha duas pré-estréias em julho.
No Brasil, o filme tem sessões especiais e antecipadas em setembro e outubro, e estreia oficialmente no dia 6 de novembro.
“O Agente Secreto” fez história no Festival de Cannes ao conquistar quatro prêmios, sendo dois na competição oficial, e dois em premiações comandadas por júris paralelos.
Kleber Mendonça recebeu o prêmio de Melhor Direção, e também subiu ao palco representando Wagner Moura, que conquistou o prêmio de Melhor Interpretação por um Ator. O artista baiano se tornou o primeiro ator brasileiro a vencer a categoria.
Em sua primeira exibição no festival, o longa arrancou mais de dez minutos de aplausos em Cannes.
Recentemente, a revista norte-americana Variety, especializada em análises e tendências do cinema, televisão, teatro e música, descreveu o filme como um “deslumbrante drama de época”. A publicação divulgou sua tradicional lista de previsões para a premiação e colocou Wagner Moura, por seu papel em “O Agente Secreto”, entre os cinco prováveis indicados na principal na categoria Melhor Ator.
Já o The Guardian o chamou de “visualmente e dramaticamente incrível em todos os sentidos”, enquanto o crítico do The Hollywood Reporter apostou que “esse será um dos melhores filmes do ano”.
Ambientado em 1977, o filme conta a história de Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. O que ele não podia imaginar é que a cidade está longe de ser o refúgio que ele busca.
O suspense se desenvolve em meio à atmosfera política e social do Brasil da década de 1970.
O elenco conta ainda com grandes nomes do cinema nacional: Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas.
Ver essa foto no Instagram