"O Agente Secreto" leva 4 indicações ao Oscar

"O Agente Secreto" leva 4 indicações ao Oscar

"WagnerProdução de Kleber Mendonça Filho concorre nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator e direção de elenco. Anúncio ocorre dias após filme vencer dois Globos de Ouro.O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi indicado nesta quinta-feira (22/01) para quatro categorias do Oscar : melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator e direção de elenco.

O anúncio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi feito dias depois de a produção ter vencido duas das principais categorias do Globo de Ouro: melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama, com Wagner Moura .

O filme ganhou vários outros prêmios em festivais, em um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde o longa brasileiro estreou na disputa pela Palma de Ouro e faturou os prêmios de melhor direção e melhor ator, também com Wagner Moura. Na ocasião, uma apresentação de frevo tomou a avenida Croisette e se tornou um dos momentos mais comentados da premiação.

Caso O Agente Secreto leve um Oscar, será a segunda vez consecutiva que o Brasil é reconhecido na maior premiação de Hollywood.

Na edição de 2025, Ainda Estou Aqui , do diretor Walter Salles , ganhou a estatueta de melhor filme internacional, um feito inédito para o país. A atriz Fernanda Torres, que assim como Wagner Moura também concorreu a melhor atriz, perdeu a estatueta para Mikey Madison, de Anora, mas teve sua atuação premiada com um Globo de Ouro.

Até então, a única produção brasileira a receber quatro indicações ao Oscar – um recorde – era Cidade de Deus, do diretor Fernando Meirelles. Em 2004, o longa disputou quatro categorias, embora não tenha vencido nenhuma: melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição.

A cerimônia de premiação do Oscar será em 15 de março, às 20h, em Los Angeles. No Brasil, a cerimônia é transmitida na TV aberta pela Globo.

Protagonismo da temporada

O Agente Secreto consolidou o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial.

Coprodução do Brasil com França, Alemanha e Holanda, O Agente Secreto é um thriller político com toques de realismo fantástico ambientado na época da ditadura militar.

A trama narra o retorno de um professor perseguido, interpretado por Wagner Moura, à sua cidade natal, Recife, em 1977, em plena ditadura. Lá, embora ainda incógnito, ele espera retomar uma vida tranquila com a família, mas acaba se deparando com a realidade dos violentos anos finais da ditadura militar no país.

O diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, já havia dirigido os filmes Aquarius (2016) e Bacurau (2019), que tiveram grande repercussão internacional e acumularam prêmios em vários festivais de cinema ao redor do mundo.

Brasileiro é indicado ao Oscar em "Hamnet", produção americana

Além das quatro indicações ao Oscar de O Agente Secreto, o brasileiro Adolpho Veloso também concorre ao Oscar pela direção de fotografia do filme americano Sonhos de Trem, produção da Netflix dirigida por Clint Bentley.

Veja as categorias em que "O Agente Secreto" foi indicado ao Oscar

Melhor filme

Bugonia
F1
Frankenstein
Hamnet
Marty Supreme
Uma Batalha Após a Outra
O Agente Secreto
Valor Sentimental
Pecadores
Sonhos de Trem

Melhor filme internacional

O Agente Secreto
Foi Apenas um Acidente
Valor Sentimental
Sirat
A Voz de Hind Rajab

Melhor ator

Timothée Chalamet (Marty Supreme)
Leonardo DiCaprio, (Uma Batalha Após a Outra)
Ethan Hawke, (Blue Moon)
Michael B. Jordan, (Pecadores)
Wagner Moura (O Agente Secreto)

Direção de elenco

Nina Gold and Lucy Amos (Hamnet)
Jennifer Venditti (Marty Supreme)
Cassandra Kulukundis (Uma Batalha Após a Outra)
Gabriel Domingues (O Agente Secreto)
Francine Maisler (Pecadores)

md/ra (Reuters, EFE, ots)