ROMA, 29 JAN (ANSA) – O filme brasileiro “O Agente Secreto”, vencedor de duas estatuetas no Globo de Ouro de 2026 e indicado a quatro categorias do Oscar, estreia nos cinemas italianos nesta quinta-feira (29).
Ambientado no Recife durante a ditadura militar, o longa acompanha a história do professor universitário Marcelo, interpretado por Wagner Moura, que retorna à sua cidade natal após anos fora, em busca de proteção.
A esperança de uma nova vida, porém, se revela ilusória. Em meio às cores e à euforia do Carnaval, Recife surge como um território ainda mais ameaçador, onde a morte pode chegar a qualquer momento.
Vigiado pelos vizinhos e sabendo que dois assassinos foram contratados para matá-lo, Marcelo se move por um país marcado pela corrupção desenfreada, por desaparecimentos misteriosos e por assassinatos cometidos à luz do dia.
Em Cannes, Kleber Mendonça Filho explicou que sua intenção não era reproduzir um thriller político convencional, mas “explorar como os indivíduos operam dentro de um sistema opressor, como resistem ou se submetem”.
O diretor de “Bacurau” e “Aquarius”, que filmou “O Agente Secreto” em Recife e São Paulo na primavera de 2024, destacou o cuidado em recriar a atmosfera sufocante da ditadura: “Você mergulha em um período em que as paredes tinham ouvidos e cada movimento podia ser suspeito”.
“Todas as vezes que eu dizia que o filme se passava em 1977, a primeira palavra que vinha à mente era ‘ditadura'”, afirmou ainda o cineasta, destacando o desafio de dialogar com a lógica daquele período sem cair nos clichês do gênero.
Mendonça Filho citou como referência recente o impacto de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, especialmente entre jovens que desconheciam aquele momento histórico, mas ressaltou que seu filme está mais ligado “à atmosfera, à fumaça da época”.
Com Moura, o elenco conta ainda com nomes de destaque como Gabriel Leone – conhecido por interpretar Ayrton Senna na série “Senna” e pelo filme “Ferrari” – e Maria Fernanda Cândido (“O Traidor”).
Além dos prêmios e indicações, “O Agente Secreto” foi amplamente aclamado pela crítica internacional e alcançou notas elevadas em agregadores como “Rotten Tomatoes” e “Metacritic”, figurando entre os filmes mais bem avaliados do ano.
Em uma das frases mais marcantes do filme, o próprio personagem Marcelo resume o espírito daquele período sombrio: “Naqueles anos, saber de algo bastava para se sentir culpado”. (ANSA).