O longa ‘O Agente Secreto’, estrelado por Wagner Moura, conquistou um espaço entre os 10 melhores filmes do ano selecionados pelo jornal norte-americano The New York Times. A produção brasileira, que é a principal aposta do país na corrida pelo Oscar, ocupa a oitava posição no ranking.
As críticas Manohla Dargis e Alissa Wilkinson, responsáveis pela lista anual do veículo, afirmam que o novo filme de Kleber Mendonça Filho funciona “como um retrato político de sua época e, ao mesmo tempo, assustadoramente atual”.
Top 10 do The New York Times
Pecadores, de Ryan Coogler
Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson
Marty Supreme, de Josh Safdie
Foi Apenas um Acidente, de Jafar Panahi
BLKNWS: Termos & Condições, de Kahlil Joseph
Meus Amigos Indesejáveis: Parte I — Último Ar em Moscou, de Julia Loktev
Sorry, Baby, de Eva Victor
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Levados Pelas Marés, de Jia Zhangke
The Mastermind, de Kelly Reichardt
Sobre o filme
Ambientado em 1977, ‘O Agente Secreto’ acompanha Marcelo (vivido por Moura), um professor especializado em tecnologia que tenta deixar para trás um passado marcado por violência e mistério. Para começar do zero, ele decide sair de São Paulo e se instalar no Recife.
Ao chegar à capital pernambucana no auge do Carnaval, Marcelo percebe que não conseguiu escapar do caos que tanto evitava. A situação se agrava quando ele passa a ser observado pelos próprios vizinhos, mergulhando em um clima de tensão constante.
Assim, a cidade onde acreditou encontrar um recomeço acaba se revelando tudo menos um porto seguro.