Nvidia retomará venda à China de chips H20 para IA

O grupo de tecnologia americano Nvidia anunciou nesta terça-feira (15) que retomará a venda à China de seus chips para Inteligência Artificial H20, após a suspensão das exportações devido às restrições de licenças impostas pelo governo dos Estados Unidos.

“A Nvidia apresentou os pedidos para voltar a vender a GPU Nvidia H20”, afirmou o CEO da empresa, Jensen Huang, em um comunicado.

O executivo declarou que o governo americano garantiu à empresa que concederá a licença.

O CEO da empresa fez o anúncio um dia antes de acompanhar em Pequim a inauguração da terceira exposição internacional de cadeias de abastecimento da China, informou a emissora estatal CCTV.

A China é um mercado crucial para a Nvidia, mas nos últimos anos as restrições às exportações impostas pelos Estados Unidos deixaram o grupo exposto a uma concorrência mais acirrada com empresas locais como a Huawei.

Pequim condenou as restrições de Washington por considerá-las injustas e projetadas para prejudicar seu desenvolvimento.

Jensen Huang, um engenheiro que nasceu em Taiwan, disse ao vice-primeiro-ministro He Lifeng durante uma visita a Pequim em abril que está otimista a respeito do “potencial da economia chinesa”, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.

O executivo afirmou que está disposto a continuar aprofundando a presença no mercado chinês e a desempenhar um papel positivo na promoção da cooperação comercial entre Estados Unidos e China, segundo a Xinhua.

bur-kaf-vgu/rr/an/pb

NVIDIA