Coluna: SóNuvem

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Nuvem impulsiona bom desempenho financeiro da Microsoft

Nuvem impulsiona bom desempenho financeiro da Microsoft

A Microsoft anunciou ontem os resultados do primeiro trimestre fiscal de 2024 (correspondente aos meses de julho, agosto e setembro deste ano) e o segmento de nuvem foi um dos destaques. A divisão Microsoft Azure teve aumento de faturamento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando o montante de US$ 31,8 bilhões.

Segundo a CFO da empresa, Amy Hood, a demanda por aplicações de Inteligência Artificial impulsionou os resultados da divisão de cloud. Além da IA, o CEO Satya Nadella citou outras forças por trás do crescimento da nuvem: migração de dados e demandas adicionais de processamento por parte de grandes empresas.

A corrida pela IA

Desde o lançamento do ChatGPT no ano passado, grandes players do setor de nuvem têm corrido para implementar soluções de IA generativa e oferecê-las a seus clientes. Por ser uma das investidoras da OpenAI, criadora do ChatGPT, a Microsoft é vista por analistas como uma empresa bem posicionada nesta área. Além do acesso ao ChatGPT, a companhia tem outros modelos de linguagem criados internamente. A ferramenta de IA Copilot – que ajuda programadores a criar código de forma mais rápida e intutiva – já tem 1 milhão de assinantes, segundo Nadella.

A Microsoft também tem investido fortemente em trazer recursos de IA para seus produtos para o consumidor final, como o buscador Bing, o sistema Windows e os aplicativos do Office.