Nutrólogo faz alertas após esposa de Ludmilla revelar hábito de comer carne crua

Nutrólogo faz alertas após esposa de Ludmilla revelar hábito de comer carne crua
Nutrólogo faz alertas após esposa de Ludmilla revelar hábito de comer carne crua Foto: Montagem reprodução/Web

No último final de semana, Brunna Gonçalves, esposa da cantora Ludmilla, chocou seus seguidores ao revelar hábito de comer carne vermelha crua. Nos Stories do Instagram, a dançarina e ex-BBB postou um vídeo comendo o alimento: “Eu amo carne crua temperada. Só carne. É muito bom”, disse.

+Dia dos Namorados: Famosos trocam declarações de amor nas redes sociais

+Dia dos Namorados: Veja os famosos que vão passar a data romântica solteiros

Ao ver que algumas pessoas ficaram chocadas nas redes sociais, Brunna se pronunciou sobre o assunto: “O que está acontecendo que o meu vídeo comendo carne tá saindo em todos os lugares? Não estou acreditando nisso!, falou ela, aos risos.

Faz mal comer carne crua ?

A IstoÉ Gente conversou com o Dr. Daniel Bratan, que é nutrólogo, endocrinologista e especilista em reposição hormonal, que fez alguns alertas e explicou se faz mal comer carne crua. Confira!

“A princípio qualquer carne poderia ser consumida crua se fosse proveniente de um animal sadio, que não possuísse qualquer enfermidade ou parasitose, e se todas as etapas de sua obtenção fossem conduzidas de maneira higiênica, sem haver contaminação cruzada, o que é impossível atualmente. Considerando que a carne pode ser contaminada por bactérias patogênicas em várias etapas do processo de abate dos animais e processamento da carne, ou mesmo após a saída da indústria, no comércio varejista ou no processo de preparo pelo consumidor, na manipulação e armazenamento inadequados, não é recomendado o consumo cru”, começou o profissinal.

“De acordo com o U.S. Centers for Disease Control and Prevention, a maior parte dos alimentos presentes na dieta da carne crua contém bactérias como Campylobacter, Salmonella, Clostridium perfringens, E. coli e Yersinia. Todas essas bactérias são patogênicas, ou seja, causam doenças como infecções, diarreia, hepatite A e intoxicação alimentar”.

Carne vermelha mal passada

A carne mal passada oferece riscos uma vez que a parte interior está mais crua e pode apresentar bactérias.

Carne branca

A carne de peixe também deve ser proveniente de fonte segura e ser fresca ou devidamente conservada por métodos de congelamento ou refrigeração para não apresentar riscos à saúde, do contrário também oferece riscos à saúde e também pode apresentar contaminação bacteriana.

Sintomas de infecções por comer carne crua

Diarréia, intoxicação alimentar chamadas Gastroenterites aguda. Também pode causar Parasitose como a Teníase