O nome de Dado Dolabella voltou a estar em alta na terça-feira, 23, após internautas relembrarem que ele foi acusado de agressão por diversas de suas ex-namoradas. O assunto veio à tona após sua atual, Wanessa Camargo, dizer ter “gatilhos” com gritos no “BBB24

Nas redes sociais, internautas detonaram a cantora após relembrarem os constantes episódios de violência cometidos por Dado. Apesar disso, o ator já atribuiu os episódios de violência à sua antiga alimentação onívora. Atualmente, ele é vegano e não consome produtos de origem animal. 

A declaração polêmica foi dada em 2018, no Instagram de uma jornalista. “Quando aconteceu o que você falou [agressão de Dado a Luana Piovani], há mais de 10 anos, eu comia muita carne. Era mais um ‘carnilson’ idiota e cego! E hoje, sendo vegano, afirmo com toda certeza: ‘a violência que a gente ingere é a violência que a gente exala'”, escreveu.

E completou: “Hoje sou vegano! Não carrego mais violência nas veias! Paz e amor na tua vida.”

Comentário de Dado Dolabella no Instagram
Comentário de Dado Dolabella no Instagram (Crédito:Reprodução/Instagram)

Nutricionista diz se dieta vegana pode diminuir estresse

É possível que a declaração feita por Dado tenha embasamento científico? Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos afirma que sim — de maneira circunstancial.

Isso porque uma dieta rica em vitaminas como cálcio, potássio, magnésio e vitamina B está relacionada a níveis de estresse reduzidos. A ideia do estudo é que em uma dieta vegana se consuma mais destes nutrientes, o que reduziria os níveis de estresse. 

E Paula Faria, nutricionista vegetariana e esportiva, concorda: “Normalmente veganos se alimentam melhor e têm os exames de sangue muito mais saudáveis, como, por exemplo, o colesterol.”

E vai além: “O veganismo é muito mais do que não comer animais. Quando uma pessoa se torna vegana, é porque ela teve uma ‘virada de chave’. E o principal ponto é a empatia e o cuidado.”

Paula ainda adverte, entretanto, para os perigos dos ultraprocessados nas dietas: “Tem gente que não sabe como fazer a transição e passa a se alimentar de industrializados, carboidrato refinado e fritura. Pessoas que fazem a transição para o veganismo de uma maneira correta têm uma saúde muito melhor.”

E finaliza: “Como o veganismo fala de amor com nós mesmos e com o outro, seja humano ou animal, é claro que nos tornamos mais calmos, pacientes. Além da parte fisiológica, o mental e o psicológico mudam.”

Dado Dolabella está mais calmo?

Apesar da afirmação feita por Dado ser endossada por profissionais, vale lembrar que ela pode não se aplicar ao próprio ator.

Isso porque ele foi acusado novamente de agressão, em 2020, depois da declaração sobre veganismo.

Naquele ano, Dado engatou um namoro que durou sete meses com sua prima, Marina Dolabella. Apesar de ter negado as acusações, informações mostram que a polícia compareceu ao condomínio onde o ator morava após denúncias de agressão à namorada.

Em um boletim de ocorrência, Marina registrou que teria sido agredida com tapas, socos no rosto e puxões de cabelo. Uma medida protetiva a favor da empresária foi determinada pela Justiça.