Os candidatos à prefeitura de São Paulo terão o primeiro teste para as eleições 2024 nesta quinta-feira, 8. O debate da TV Bandeirantes, marcado para às 22h15, será o pontapé inicial da campanha que promete ser a mais acirrada da história.

Atualmente, três candidatos despontam à frente nas pesquisas: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e José Luiz Datena (PSDB). Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB) estão no segundo pelotão, mas querem um espacinho entre os primeiros.

Para isso, a mira está apontada para Ricardo Nunes. Fontes ouvidas pelo site IstoÉ afirmam que o atual prefeito deve ser “bombardeado” em meio às denúncias que envolvem a gestão.

O maior investimento deve ser o inquérito da Polícia Federal que investiga supostos desvios de valores de creches para uma empresa ligada a ele, além das empresas de ônibus ligadas ao PCC e as obras de recapeamento.

Boulos ainda deve forçar a associação da imagem de Nunes ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem a maior rejeição entre os padrinhos políticos. Já Tabata deve focar no esconderijo do atual prefeito sobre aliados, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Datena e Marçal, vistos inicialmente como incógnitas no pleito, também devem focar em Nunes. Enquanto um pretende olhar para a segurança pública, outro quer enfraquecer o apoio dos bolsonaristas ao emedebista.

A meta de Nunes: sobreviver

Aliados de Ricardo Nunes já esperam os bombardeios dos adversários e têm orientado o prefeito a tomar cuidado com as respostas. Além da situação das creches mencionada acima e a suposta participação do PCC no comando de empresas de ônibus municipais, Nunes tem outro ponto de preocupação: um boletim de ocorrência feito pela esposa por violência doméstica, ameaça e injúria.

Nunes nega o caso e já disse que o documento foi forjado. A declaração vai na contramão da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que confirmou o documento.

Aliados de Nunes disseram ao site IstoÉ que a missão é “sobreviver” aos ataques. Na avaliação de pessoas próximas, o prefeito poderá se fortalecer caso consiga driblar os bombardeios.

Nunes deve receber uma cartilha sobre cuidados e frases incisivas para usar no debate. Ele também visa investir nos feitos realizados pela campanha, como a faixa exclusiva para motociclistas e a tarifa zero aos domingos.