Número de mortos por terremoto em Mianmar passa de 1.700

AP Photo/Aung Shine Oo
Foto: AP Photo/Aung Shine Oo

O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar já deixou mais de 1.700 mortos, segundo a agência de notícias Reuters reportou neste domingo, 30. Equipes de resgate estrangeiras e ajuda humanitária foram encaminhadas ao país, que tem hospitais sobrecarregados e esforço de comunidades para estruturas de resgate.

Mianmar, também conhecida como Birmânia, está no meio de uma guerra civil prolongada e sangrenta, que já é responsável por uma crise humanitária massiva e dificulta os resgates.

O terremoto ocorreu na sexta-feira, 28, com epicentro não muito longe de Mandalay, seguido por vários tremores secundários, incluindo um medindo uma forte magnitude de 6,4, que fez com que edifícios em muitas áreas caíssem no chão.

Na capital Nepiedó, equipes trabalharam para consertar estradas danificadas, enquanto os serviços de eletricidade, telefone e internet permaneceram inativos na maior parte da cidade. O terremoto derrubou muitos prédios, incluindo várias unidades que abrigavam funcionários públicos, mas essa parte da cidade foi bloqueada pelas autoridades.