Número de mortos em inundações no Texas sobe para 27, incluindo 9 crianças

Número de mortos em inundações no Texas sobe para 27, incluindo 9 crianças

O número de mortos nas inundações catastróficas no Texas, sul dos Estados Unidos, subiu para pelo menos 27, incluindo nove crianças, informaram as autoridades neste sábado.

“Até o momento, retiramos mais de 850 pessoas ilesas, oito pessoas feridas e recuperamos 27 corpos. Destes 27, 18 são adultos e nove são crianças”, disse o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha.

O rio Guadalupe subiu 8 metros em apenas 45 minutos durante a madrugada. Equipes de resgate estão usando 14 helicópteros e uma dúzia de drones, além de centenas de profissionais de emergência para buscar os desaparecidos.

Centenas de crianças acampavam na região

Pelo menos de 23 a 25 pessoas do acampamento de verão Camp Mystic estavam desaparecidas, a maioria delas eram meninas.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou que a emergência de inundação repentina terminou em grande parte no Condado de Kerr, o epicentro da inundação, após tempestades que despejaram até 30 centímetros de chuva na sexta-feira. No entanto, um alerta de inundação permaneceu em vigor até as 19 horas para a região mais ampla.

O condado de Kerr fica no Texas Hill Country, uma área rural conhecida por seu terreno acidentado, cidades históricas e outras atrações turísticas.

O vice-governador do Texas, Dan Patrick, disse que até 500 equipes de resgate estavam procurando por um número desconhecido de pessoas que ainda estavam desaparecidas, incluindo muitas que tinham ido à área para uma comemoração do Dia da Independência à beira do rio.

“Não sabemos quantas pessoas estavam em tendas ao lado, em pequenos trailers ao lado, em casas alugadas ao lado, porque seria o feriado de 4 de julho”, disse ele na Fox News Live.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o governo federal está trabalhando com autoridades estaduais e locais para responder às inundações.

Dalton Rice, gerente da cidade de Kerrville, a sede do condado, disse a repórteres na sexta-feira que as inundações extremas ocorreram antes do amanhecer com pouco ou nenhum aviso, impedindo que as autoridades emitissem ordens de retirada antecipadas, já que o rio Guadalupe subiu rapidamente acima do nível de inundação principal em menos de duas horas.

As autoridades estaduais de gerenciamento de emergências haviam alertado, já na quinta-feira, que o oeste e o centro do Texas enfrentariam chuvas fortes e ameaças de inundações repentinas “nos próximos dias”, citando as previsões do Serviço Nacional de Meteorologia antes do fim de semana do feriado.

Mas as previsões meteorológicas em questão “não previram a quantidade de chuva que vimos”, disse W. Nim Kidd, diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas, em uma coletiva de imprensa na noite de sexta-feira.

O desastre do fim de semana é semelhante a uma inundação catastrófica do Rio Guadalupe em 1987, na qual 10 adolescentes se afogaram ao tentar sair de um acampamento da igreja, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

*Com informações da Reuters