DURBAN, 13 ABR (ANSA) – O número de mortos em função das fortes chuvas que atingiram a África do Sul subiu para 253, informou nesta quarta-feira (13) a responsável pelo departamento de saúde da província de Durban, Nomagugu Simelane-Zulu.   

As chuvas torrenciais provocaram inundações e deslizamentos de terra na cidade portuária de Durban e na província de KwaZulu-Natal. Diversas casas foram completamente destruídas e muitas pessoas estão desaparecidas.   

“A maior preocupação é o número de corpos que estamos encontrando, tanto que nossos necrotérios estão sob um pouco de pressão, mas estamos lidando com isso”, disse Simelane-Zulu em entrevista à emissora “eNCA”.   

As tempestades interromperam os trabalhos do porto mais importante da África Subsaariana, já que uma estrada de acesso ao local sofreu sérios danos. Além disso, uma igreja em Clermont ficou totalmente destruída.   

Os vídeos compartilhados por serviços de emergência mostram as rodovias de várias cidades inundadas, carros submersos e casas desmoronadas.   

No momento, as equipes de resgate trabalham com o objetivo de evacuar as pessoas das áreas de risco. As tempestades ainda causaram cortes de energia elétrica e do fornecimento de água.   

As autoridades de Durban informaram que o desastre “causou estragos incalculáveis e desencadeou danos maciços a vidas e infraestrutura”.   

As chuvas atingiram Durban pouco tempo depois dos violentos tumultos em julho passado, que provocaram a morte de pelo menos 350 pessoas. (ANSA).