JACARTA, 2 DEZ (ANSA) – As enchentes e deslizamentos de terra que atingiram o Sudeste Asiático há mais de uma semana continuam causando destruição em larga escala, com Indonésia e Sri Lanka registrando números crescentes de mortos, desaparecidos e desabrigados.
Em novo boletim divulgado nesta terça-feira (2), a Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia informou que o número de mortos no país subiu para 712, enquanto o Sri Lanka registrou 410 vítimas.
Além disso, mais de 500 pessoas seguem desaparecidas, enquanto aproximadamente 1,1 milhão de moradores foram afetados nas três províncias da Indonésia mais atingidas – Aceh, Sumatra do Norte e Sumatra Ocidental.
As autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar à medida que equipes de resgate alcançam áreas remotas ainda isoladas pela destruição. Agências governamentais e grupos de ajuda humanitária também tentam prestar assistência aos afetados pela tragédia.
De acordo com o governo indonésio, cerca de 34 mil toneladas de arroz e 6,8 milhões de litros de óleo de cozinha foram enviados para as províncias das mais atingidas.
Já no Sri Lanka, o Centro de Gestão de Desastres atualizou para 410 o número de mortos após uma semana de chuvas torrenciais.
Outras 336 pessoas permanecem desaparecidas, e mais de 1,5 milhão de habitantes foram impactados pelo evento climático extremo, considerado o pior desastre natural no país desde o tsunami do Oceano Índico, em 2004.
As enchentes também causaram a morte de 136 pessoas no sul da Tailândia e de ao menos duas na Malásia. Com as atualizações mais recentes, o total de mortos na Ásia ultrapassa 1,2 mil.
(ANSA).