Número de mortes em boate na República Dominicana vai a 218

SANTO DOMINGO, 10 ABR (ANSA) – O número de mortos no desabamento do teto da casa noturna Jet Set, em Santo Domingo, capital da República Dominicana, subiu para 218, informou o chefe das operações de resgate nesta quinta-feira (10).   

“Infelizmente e com pesar, 218 pessoas morreram como número preliminar”, declarou Juan Manuel Méndez, diretor do Centro de Operações de Emergência (COE), à imprensa.   

Méndez explicou ainda que todos os membros de sua brigada concluíram os esforços de busca. “Estamos tristes com esta tragédia que se abateu sobre o povo dominicano”.   

Segundo ele, outras 189 pessoas foram “resgatadas com vida” desde a data da tragédia. Entretanto, as autoridades locais descartam a possibilidade de localizar novos sobreviventes.   

O desastre ocorreu na madrugada de domingo (6) para segunda-feira (7), durante um show do popular cantor de merengue Rubby Pérez, 69 anos, encontrado morto na manhã da última quarta (9).   

Outras vítimas notórias são os ex-jogadores da Major League Baseball (MLB), a liga de beisebol dos Estados Unidos, Octavio Dotel e Tony Blanco; e a governadora da província de Montecristi, Nelsy Cruz.   

Até o momento, a tragédia deixou mais de 200 feridos, e o governo dominicano declarou três dias de luto nacional.   

Estima-se que entre 500 e mil pessoas estivessem na casa noturna no momento do desabamento, cujas causas ainda estão sob investigação.   

Hoje, o papa Francisco enviou uma mensagem de condolências pelo desabamento e disse estar “profundamente triste”. Além disso, o religioso expressou “pêsames aos familiares dos mortos, junto com expressões de consolo, solicitude viva e desejos de pronto restabelecimento dos feridos”. (ANSA).