O número de enterros nos cemitérios públicos de Manaus, no Amazonas, atingiu um novo recorde nesta semana. Nesta terça-feira (21), foram 136 sepultamentos nos cemitérios públicos da cidade, o número é quase cinco vezes a média de enterros diários na capital. Nos últimos dias, os enterros passaram a ser coletivos e os caixões colocados em valas comuns. As informações são do G1.

A estrutura insuficiente de atendimento a pacientes com a Covid-19 tem levado famílias ao desespero. Segundo os dados da Secretaria de Saúde do estado, o sistema está no limite com 96% dos leitos de UTI dos hospitais públicos ocupados. Nos hospitais de apoio e prontos socorros, apenas casos gravíssimos estão sendo atendidos por causa da superlotação.

O Amazonas já registra 2.479 contágios e 207 mortes até a terça-feira. Manaus, com 1,7 milhão de habitantes, tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 das 27 capitais.

O estado teme ainda que o sistema prisional possa ser o próximo alvo da doença. Na quarta-feira, foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 em um presídio. O homem cumpria prisão temporária e agora está internado em um hospital de Manaus.