A organização do Rio Open confirmou nesta sexta-feira mais um reforço em sua chave principal. Trata-se do italiano Matteo Berrettini, atual número oito do mundo e semifinalista do US Open, em setembro. Ele será o segundo tenista do Top 10 do ranking garantido na competição de nível ATP 500, a ser disputada entre 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Berrettini se juntará ao austríaco Dominic Thiem, outro integrante do Top 10 já confirmado na chave. Thiem é o atual número quatro do mundo. Também estão assegurados na chave o argentino Diego Schwartzman, anunciado na quinta, e o croata Borna Coric. Eles ocupam o 14º e o 18º postos do ranking, respectivamente.

Berrettini, de 23 anos, é uma das sensações da temporada. Ele começou o ano no 54º lugar da lista da ATP. E subiu seguidas posições ao faturar os títulos de Budapeste e Stuttgart. Além disso, foi vice-campeão em Munique. Ele soma agora três troféus de nível ATP em sua carreira. Neste ano, ele ainda se classificou para o ATP Finais, que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

“Estou super feliz de jogar no Brasil pela primeira vez. Ouvi muitas coisas boas sobre o Rio e não posso esperar para ter a experiência de jogar aí. Eu tenho uma avó que nasceu no Brasil e isso me torna um pouco brasileiro. Espero poder contar com o apoio da torcida e ir longe no torneio”, declarou Berrettini, que jogará em seu piso favorito, o saibro, no Brasil.

Com o acréscimo do italiano, o Rio Open de 2020 já apresenta chave superior a deste ano, quando contou com apenas um integrante do Top 10 na competição. “Lutamos muito para conseguir trazer mais um Top 10 para a edição de 2020. O Matteo é um dos jogadores da nova geração que vem desafiando o Big 3. Vi ele jogar ao vivo pela primeira vez em Londres no ATP Finals e fiquei impressionado com a potência dele”, comentou Luiz Carvalho, diretor do Rio Open. A “escalação” final da competição será conhecida somente em janeiro.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias