Os novos mictórios públicos inaugurados em Paris (França) estão causando polêmica na cidade. Eles ficam totalmente expostos nas esquinas, pintados com cores chamativas e com placas. As informações são da CNN.

Os  “Uritrottoir” (a junção das palavras mictório e calçada em francês) foram instalados em áreas onde urinar em público é um problema. As autoridades dizem que eles são ecologicamente corretos porque são feitos com uma camada de palha que elimina o odor e que depois pode se transformar em adubo para parques e jardins.

Um dos moradores da cidade disse à CNN: “Estamos aqui em um bairro agradável e histórico, mas ver pessoas urinando bem na frente de sua porta não é a coisa mais legal.” Ariel Weil, administrador da ilha de Saint-Louis, defendeu os mictórios nas redes sociais e definiu como “uma invenção de gênio”. Moradores escreveram para a prefeitura exigindo a retirada dos mictórios e planejam fazer uma petição.

Paris não é a primeira cidade europeia a instalar mictórios ao ar livre. Amsterdã e cidades da Bélgica e da Austrália também testaram essa iniciativa.