24/10/2024 - 9:46
Empresa que mais se beneficiou dos avanços da IA generativa, a Nvidia não consegue produzir chips em quantidade suficiente para atender os pedidos. Em reunião com investidores e analistas, Jensen Huang, CEO da empresa, afirmou que os processadores Blackwell, a mais nova geração dos chips da empresa, estarão esgotados pelos próximos 12 meses.
Grandes empresas de cloud e IA, como AWS, Microsoft, Google, Meta, Oracle e IBM estão com uma grande quantidade de pedidos na fila. Mas a TSMC, que fabrica os chips da Nvidia, está com sua linha de produção no limite.
Mesmo com a competição de empresas como Intel e AMD e também dos processadores próprios dos grandes players de nuvem, a Nvidia ainda domina o mercado quando se trata de treinamento e execução de aplicações de IA generativa.
Anunciada em março deste ano, a plataforma Blackwell foi projetada para lidar com altas cargas de processamento e, simultaneamente, reduzir o consumo de energia, preocupação cada vez maior das companhias de tecnologia.