Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Novos chips da Nvidia estão esgotados, diz CEO

Novos chips da Nvidia estão esgotados, diz CEO

Empresa que mais se beneficiou dos avanços da IA generativa, a Nvidia não consegue produzir chips em quantidade suficiente para atender os pedidos. Em reunião com investidores e analistas, Jensen Huang, CEO da empresa, afirmou que os processadores Blackwell, a mais nova geração dos chips da empresa, estarão esgotados pelos próximos 12 meses.

Grandes empresas de cloud e IA, como AWS, Microsoft, Google, Meta, Oracle e IBM estão com uma grande quantidade de pedidos na fila. Mas a TSMC, que fabrica os chips da Nvidia, está com sua linha de produção no limite.

Mesmo com a competição de empresas como Intel e AMD e também dos processadores próprios dos grandes players de nuvem, a Nvidia ainda domina o mercado quando se trata de treinamento e execução de aplicações de IA generativa.

Anunciada em março deste ano, a plataforma Blackwell foi projetada para lidar com altas cargas de processamento e, simultaneamente, reduzir o consumo de energia, preocupação cada vez maior das companhias de tecnologia.