No duelo que fechou as disputas da 24.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B na manhã deste domingo, o Novorizontino fez jus ao fator casa para voltar a vencer após quatro jogos e, de quebra, voltou a abrir distância da zona de rebaixamento. No estádio Jorge Ismael de Biasi, o time paulista fez 3 a 1 no Criciúma. Ronaldo, com dois gols, foi o grande destaque da partida.

Com o resultado, o Novorizontino subiu para a décima colocação com 31 pontos e agora está a oito do Guarani, que tem 23 e é o primeiro time dentro da degola. Já o Criciúma, que não perdia há nove jogos – contando com a Série B do Catarinense – perdeu algumas posições na tabela e agora é 12.º com 30.

Apesar de ter começado a partida tomando sustos em duas boas chegadas do Criciúma, com Thiago Alagoano cobrando falta e Hygor finalizando para fora, o Novorizontino não demorou para abrir o placar. Aos nove minutos, depois de uma boa trama, Douglas Baggio cruzou na área, Ronald escorou e a bola sobrou para Ronaldo, que de cabeça, mandou a bola para o fundo das redes.

A partir daí, o ritmo do duelo caiu um pouco, mas mesmo assim o Novorizontino seguiu tendo chances de ampliar. Aos 33, Jhony Douglas pegou a sobra e mandou uma bomba na trave. Mas, nos minutos finais, em um contra-ataque rápido, o Criciúma deixou tudo igual no placar. Aos 45, Marcelo Hermes cruzou na medida para Hygor cabecear para o gol.

Na volta do intervalo, o Novorizontino foi avassalador e marcou dois gols nos primeiros 15 minutos, praticamente decretando a vitória. Aos cinco, Ronaldo deixou a sua marca pela segunda vez, agora invadindo a área e soltando a bomba, sem chances para o goleiro Alisson. Já aos 12, Danielzinho e Ronald tabelaram na entrada da área e encontraram Douglas Baggio, livre, que só teve o trabalho de escorar para dentro.

Depois disso, o Criciúma viu sua situação se complicar ainda mais após a expulsão de Oswaldo Henríquez e não teve mais forças para pressionar o adversário. Do outro lado, o Novorizontino levou perigo mais uma vez em um chute de Danielzinho aos 36, em que Alisson espalmou para fora.

Os dois times voltam a campo na próxima semana para a disputa da 25.ª rodada da Série B. Na quarta-feira, o Criciúma recebe o Operário-PR, no estádio Heriberto Hulse, às 19h. Já na sexta-feira (19), o Novorizontino faz um duelo paulista contra o Ituano, fora de casa, no estádio Novelli Júnior, às 19h.

FICHA TÉCNICA

NOVORIZONTINO 3 X 1 CRICIÚMA

NOVORIZONTINO – Lucas Frigeri; Willean Lepo (Felipe Albuquerque), Wálber (Joílson), Ligger e Paulinho; Jhony Douglas (Barba), Danielzinho e Rômulo (Vinicius Leite); Douglas Baggio, Ronaldo e Ronald (Cléo Silva). Técnico: Rafael Guanaes.

CRICIÚMA – Alisson; Renan Areias (Rayan), Rodrigo, Oswaldo Henríquez e Marcelo Hermes; Gustavo Cazonatti (Marcos Serrato), Arlison e Thiago Alagoano (Fernando Viana); Hygor (Lucas Xavier), Caio Dantas (Lucas Poletto) e Fellipe Mateus. Técnico: Cláudio Tencati.

GOLS – Ronaldo, aos nove do primeiro tempo e aos cinco do segundo; Hygor, aos 45 do primeiro tempo, e Douglas Baggio, aos 12 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO Felipe Fernandes de Lima (MG).

CARTÕES AMARELOS Jhony Douglas (Novorizontino) e Oswaldo Henríquez, Rodrigo e Marcelo Hermes (Criciúma).

CARTÃO VERMELHO – Oswaldo Henríquez (Criciúma).

RENDA – R$ 18.645,00.

PÚBLICO – 1.070 pagantes.

LOCAL – Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).