O Instagram ativa nos próximos dias várias mudanças em sua tela inicial. E com as novidades, o recurso Reels (o ‘clone do TikTok’) e a área de compras ganham mais destaque. Os dois itens ganham atalhos na aba de navegação inferior, que fica então com cinco ícones: Feed, Explorar (lupa), Reels, Shop (compras) e Perfil.

As mudanças indicam que, por mais que ainda não tenha decolado e ficado à sombra do sucesso do TikTok, o Reels aparentemente veio para ficar. Para efeito de comparação, a IGTV, outro recurso relativamente recente, não ganhou um atalho na tela principal.

Já a aposta em compras era mais previsível, já que o Insta há tempos já vem encorpando esta área que, obviamente, representa uma promissora fonte de receita. A nova aba Shop permitirá fazer compras diretamente do Instagram. O usuário vai encontrar produtos de perfis de lojas que segue, além de receber recomendações personalizadas, baseadas em seus interesses, e escolhas de editores.

A mudança na tela do Insta já está ativa para alguns usuários e deve chegar a todos nos próximos dias.