Não foi à toa que as ações das companhias aéreas saltaram nesta última sexta-feira. A empresa norte-americana Abbott Laboratories divulgou na semana passada um novo teste para o coronavírus que mostra resultados em apenas 15 minutos, inclusive já recebeu a autorização de uso da FDA.

É claro que os EUA já fecharam um acordo que garantiu ao país 150 milhões de unidades que serão comercializadas por 5 dólares cada um. Os testes devem começar a ser disponibilizados já no mês de setembro. Considerando que o país registrou um número de 60 milhões de viajantes na pré-pandemia, a aquisição dos americanos parece cobrir um bom número para um retorno das viagens aéreas.

Novo teste para Covid-19 pode mudar o cenário das viagens aéreas
Divulgação

O novo teste é muito parecido com o PCR tradicional e envolve um swab nasal que segundo a Abbott, tem precisão de 97,1% em caso de resultado positivo e 98,5% em caso negativo. A empresa também lançou um aplicativo que é sincronizado com o teste e para os casos negativos, o app fornece um “passe digital de saúde”, que poderia ser utilizado para a entrada dos viajantes nos países.

Enquanto a vacina não chega, esta seria realmente uma saída muito otimista para a indústria de viagens, pois embora não haja testes rápidos suficientes para torná-los amplamente acessíveis a todas as cias aéreas e aeroportos, o setor de turismo já respira ao saber que existe uma opção de teste mais prontamente disponível, confiável, barato, rápido e está se tornando uma realidade. Lembrando que a Abbott Laboratories está presente em mais de 150 países no mundo e pretende produzir 50 milhões de testes por mês.

Assista abaixo o vídeo divulgado pelo laboratório: