Novo surto de coronavírus no Reino Unido aumenta pressão por confinamento nacional

Novo surto de coronavírus no Reino Unido aumenta pressão por confinamento nacional

Os casos de coronavírus dobram na Inglaterra a cada nove dias, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, e o número crescente de mortos aumenta a pressão sobre o governo para que decrete medidas de confinamento em nível nacional.

O Reino Unido registrou nesta quarta-feira 310 mortos pela Covid-19, o segundo dia consecutivo com mais de 300 mortes, o que representa um sério desafio à estratégia de restrições locais privilegiada pelo premier, Boris Johnson.

Entre 16 e 25 de outubro, 128 a cada 10 mil habitantes da Inglaterra foram infectados, frente a 60 a cada 10 mil na semana anterior, aponta o estudo, divulgado pela Imperial College London e a Ipsos Mori.

A prevalência é mais alta no norte da Inglaterra, mas as infecções aumentam em todas as regiões e faixas etárias. Segundo o jornal “The Sun”, os cientistas que assessoram o governo pedem regulações mais estritas e o Partido Trabalhista, opositor, pressiona o Executivo a impor um confinamento geral de duas ou três semanas.

O Reino Unido é o país mais castigado pela doença na Europa, com mais de 45 mil mortos. Cada uma das quatro nações que o formam tem competência em matéria de saúde e decide sua própria política contra a pandemia.