Novo secretário de Estado elogia diplomacia dos EUA

Novo secretário de Estado elogia diplomacia dos EUA

O novo secretário de Estado, Mike Pompeo, elogiou, nesta terça-feira (1º), o poderio da diplomacia americana, que prometeu pôr a serviço da política externa de Donald Trump para obter “os resultados de que os Estados Unidos necessitam desesperadamente no mundo”.

“Creio deter o recorde da viagem mais longa no primeiro dia de trabalho”, brincou Pompeo, ao chegar a Foggy Bottom, o prédio do Departamento de Estado em Washington.

Depois da posse na quinta-feira, Pompeo tomou imediatamente o avião para uma reunião da Otan em Bruxelas, seguindo para o Oriente Médio, de onde retornou na segunda-feira à noite.

Hoje, ele se dirigiu pela primeira vez ao pessoal diplomático, ao qual agradeceu, calorosamente, por seu “incrível trabalho” depois da partida de seu antecessor Rex Tillerson, demitido de forma abrupta por Trump em meados de março.

“Estar aqui e ver o corpo diplomático mais importante do mundo me faz terrivelmente humilde”, declarou, em meio a aplausos.

Quinze meses depois da chegada de Trump à Casa Branca, vários postos-chave ainda devem ser preenchidos. Durante sua audiência de confirmação no Senado, Pompeo prometeu que aceleraria esse processo, após sua nomeação.

Ele assegurou que “o objetivo final” é “pôr em marcha a política externa do presidente Trump e dos Estados Unidos no mundo, ser a face diplomática que obtém os resultados de que os Estados Unidos necessitam desesperadamente no mundo”.

No momento em que as negociações sobre os programas nucleares iraniano e norte-coreano se aproximam de etapas cruciais, o novo chefe da diplomacia americana prometeu falar mais sobre suas prioridades e sobre seu “estilo de liderança” nos próximos dias, depois da cerimônia de posse por parte de Trump.

O presidente estará no Departamento de Estado pela primeira vez, nesta quarta-feira.