Novo papa é Robert Prevost, dos EUA, e receberá o nome de Leão XIV

REUTERS/HANNAH MCKAY
Novo Papa Leão XIV Foto: REUTERS/HANNAH MCKAY

O novo papa Robert Prevost, de 69 anos, eleito nesta quinta-feira, 8, após um consenso dos 133 cardeais que integram o conclave, escolheu o nome de Leão XIV. Foram realizadas quatro votações para que o pontífice fosse escolhido.

O conclave se iniciou nesta quarta-feira, 7, no Vaticano. O resultado da votação foi revelado seguindo a tradição, após a fumaça branca ser liberada da chaminé da Capela Sistina às 13h09 do horário de Brasília (DF).

Leão XIV é natural de Chicago, nos Estados Unidos, e sua família é de origem europeia. O novo líder religioso também possui nacionalidade peruana por ter vivido quase duas décadas no País, onde iniciou sua carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.

O novo papa é considerado progressista e tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que agrada setores que prezam por uma abordagem mais centrada na teologia.

Antes de chegar ao posto mais alto da Igreja Católica, Prevost atuava prefeito do Dicastério para os Bispos, considerado um dos cargos mais influentes, pois tem a atribuição de aconselhar o papa sobre a nomeação de líderes do catolicismo.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, Prevost foi elogiado por sua atuação com os imigrantes venezuelanos e chegou a visitar comunidades remotas no Peru.

Por outro lado, no passado, não teve posições tão acolhedoras às pessoas LGTBQIA+ e, quando bispo em Chiclayo (Peru), se opôs ao plano do governo local de incluir ensinamentos de gênero nas escolas.

Ele também foi alvo de críticas por sua condução em casos de padres acusados de abuso sexual.