27/02/2018 - 14:39
PARIS, 27 FEV (ANSA) – Um novo museu dedicado a Pablo Picasso será inaugurado em 2021, em Aix-en-Provence, sul da França, com uma grande e valiosa coleção de obras do artista espanhol.
A enteada do pintor, Catherine Hutin-Blay, comprou um antigo convento que será reestruturado para abrigar trabalhos herdados, exposições temporárias, um centro de pesquisas, um auditório e também um laboratório de cerâmica. Existem alguns “museus Picasso” ao redor do mundo – em Barcelona, Paris, Munique, Antibes, La Coruña, Málaga e Vallauris -, mas esse novo terá um patrimônio único, pois é herança recebida por Hutin-Blay, filha de Jacqueline Roque, segunda esposa de Picasso e inesgotável fonte de inspiração para o artista.
A herança consiste em torno de 2 mil obras, incluindo mil pinturas e mil esculturas, algumas desconhecidas pelo público e que remontam ao último período do pintor, em Málaga, entre 1952 e 1973, ano de sua morte.
O museu será dedicado não apenas a Picasso, mas também a Jacqueline Roque, sua esposa por 12 anos. Ela era uma espécie de musa para o artista espanhol e, durante os anos de casamento, o pintor fez mais de 400 retratos dela.
Algumas das obras da coleção de Hutin-Blay serão emprestadas ao Museu Barberini, em Berlim, para uma exposição que será inaugurada em março de 2019. (ANSA)