A empresa líder de buscas da China, Baidu Inc , anunciou que sua mais recente versão do serviço no estilo ChatGPT superou o chatbot OpenAI, apoiado pela Microsoft, em várias métricas importantes.

De acordo com um comunicado divulgado na terça-feira, a Baidu informou que o Ernie 3.5, a versão mais atual de seu modelo de inteligência artificial Ernie, superou o “ChatGPT em termos de pontuação abrangente de habilidades” e teve um desempenho superior ao “GPT-4 em várias capacidades relacionadas à língua chinesa”.

Os resultados foram obtidos a partir de testes conduzidos pelo jornal estatal China Science Daily, que utilizou conjuntos de dados, incluindo AGIEval e C-Eval, dois padrões comumente utilizados para avaliar o desempenho de modelos de inteligência artificial (IA). A OpenAI ainda não respondeu ao pedido de comentário enviado por e-mail, fora do horário comercial habitual.

O anúncio da Baidu acontece em meio a um crescente interesse global em IA, impulsionado pelo sucesso do ChatGPT, que alcançou grande popularidade na China. Isso motivou várias empresas domésticas a anunciarem produtos concorrentes.

A Baidu foi a primeira grande empresa de tecnologia chinesa a lançar um produto de IA para competir com o ChatGPT, ao apresentar o Ernie Bot, seu assistente de linguagem baseado no modelo de IA Ernie 3.0, em março. Nos últimos três meses, o Ernie Bot passou por testes restritos, disponíveis apenas por convite.

Outras empresas de tecnologia chinesas, incluindo Alibaba Group (9988.HK) e Tencent Holdings (0700.HK), também revelaram seus próprios modelos de IA desde então.

A Baidu destaca que seu novo modelo oferece um treinamento mais eficiente e uma inferência mais rápida, o que o torna adequado para iterações futuras mais rápidas e econômicas. Além disso, o novo modelo da Baidu suportará “plugins” externos.

Esses plugins são aplicativos adicionais que permitirão que a IA da Baidu trabalhe em cenários mais específicos, como resumir textos longos e fornecer respostas mais precisas. Vale ressaltar que o suporte a plugins foi adicionado ao ChatGPT em março.