Primeiro sistema de transporte rápido por ônibus elétrico de São Paulo, o BRT ABC foi apresentado oficialmente na manhã desta sexta-feira (07/05) pelo Governo do Estado. O sistema vai conectar São Bernardo à Capital, via corredor exclusivo, em um intervalo de até 40 minutos, terá 18 quilômetros de extensão e percorrerá as principais vias do município, dentre elas as avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes. Ao todo, serão investidos pela iniciativa privada cerca de R$ 859 milhões na construção do sistema. A expectativa é a de que as obras do modal tenham início até julho deste ano com previsão de entrega até o fim de 2022, beneficiando cerca de 115 mil passageiros por dia.

O projeto do BRT foi detalhado pelo governador João Doria durante reunião realizada, nesta manhã, no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do prefeito Orlando Morando, da deputada estadual, Carla Morando, do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e demais prefeitos da região. Representantes da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e do consórcio que executará as obras também estiverem presentes no encontro.

De acordo com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o anúncio é mais uma importante conquista para moradores da cidade. “Com as obras do BRT ABC, São Bernardo passará a ter sua primeira conexão, via transporte público, ao sistema metroviário de São Paulo, o que é extremamente importante para nossa população que se desloca diariamente até a Capital”, destacou. “O BRT soma-se ainda ao anúncio que tivemos nesta semana do início, no próximo mês, das obras do Piscinão Jaboticabal e dos investimentos no Corredor ABD”, comentou Morando.

Modal que é referência em outros países, o BRT ABC será o primeiro construído no Estado de São Paulo. “Estamos muito felizes de assinarmos o projeto do BRT do ABC. Um modal que irá permitir a ligação de áreas importantes da região, especialmente São Bernardo e São Caetano, que não eram conectadas ao sistema metroviário. Isso significa facilidade e agilidade no tempo de acesso ao trabalho e no retorno a casa dos moradores dessas cidades”, pontuou Doria.

SISTEMA EM DETALHES – O projeto do BRT ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, acessíveis, silenciosos e não poluentes, articulado, com 23 metros. São Bernardo contará com dez estações espalhadas pelo município. Na cidade, o modal percorrerá o entorno do Paço Municipal, além das avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes.

O sistema fará o trajeto de ponta a ponta, do Terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, na Capital, em 40 minutos na modalidade expressa. Além do bilhete expresso que dará a opção do passageiro fazer menos paradas, haverá duas outras opções de linhas aos usuários, tradicional e semiexpressa.

No BRT ABC, moradores de São Bernardo poderão fazer integração com a Linha 2 – Verde do Metrô, permitindo uma nova opção de ligação com a Capital. Além disso, o sistema se conectará a CPTM, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD.

“O BRT ABC vai levar os passageiros de modo eficiente e absolutamente coerente com a demanda da região, de acordo com os estudos de origem-destino realizados”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Na oportunidade, o secretário lembrou que o BRT ABC faz parte de amplo pacote de investimentos no setor de transportes da regiã que inclui a construção da Linha 20-Rosa do Metrô e a modernização da Linha 10-Turquesa da CPTM, que recebeu uma frota mais nova recentemente. “A deputada Carla Morando, inclusive, destinou emenda parlamentar individual para o projeto da Linha 20”.