Mundo

Novo livro faz cronologia inédita de renúncia de Bento XVI

ROMA, 26 NOV (ANSA) – Um novo livro sobre a renúncia do papa Bento XVI foi lançado nesta semana na Itália e nele, o vaticanista Marco Ansaldo, promete revelar detalhes da cronologia da decisão de Joseph Ratzinger e a sua difícil relação inicial com o atual Pontífice, Francisco.   

Em “Un altro Papa. Ratzinger le dimissioni e lo scontro con Bergoglio” (“Um outro Papa. Ratzinger: a renúncia e o confronto com Bergoglio”, em tradução livre), Ansaldo – setorista do jornal “La Repubblica” para o Vaticano – afirma revelar as verdadeiras razões da decisão inédita do religioso alemão em 2013 e de toda a revolução provocada na Santa Sé com a escolha do argentino.   

Através de confidências do monsenhor Georg Gaenswein, que até hoje é porta-voz do papa emérito, o jornalista faz uma reconstrução inédita do tempo entre a decisão e o anúncio que chocou a Igreja Católica. Com isso, ele pretende dar um “rosto real do Papa que abandonou seu posto”.   

Entre as frases mais marcantes, está “há um outro jeito de fazer um Papa”, que Ratzinger disse já em 2005 ao seu assessor. Além disso, o livro traz discursos inéditos para o público em geral do papa Bento XVI, feitos apenas em celebrações e reuniões com o círculo mais próximo a ele.   

A obra aborda também as polêmicas de Ratzinger sobre os padres homossexuais, o escândalo de vazamento de dados sigilosos do Vaticano, o chamado “Vatileaks”, e a relação “não fácil” com Francisco no início, como nos casos do apartamento de luxo de Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado, e das “tramas de corvos e cobras” denunciadas contra Bertone e investigadas por Bergoglio. (ANSA).   


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel