O ator, diretor e escritor Lázaro Ramos acaba de lançar seu mais novo livro, “A Rainha da Rua Paissandu”, em coautoria com a atriz Ruth de Souza, de quem são as memórias que Lázaro redige na obra.
O livro resgata a trajetória de Ruth de Souza, considerada pioneira entre artistas negros no país. Primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do Rio e a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, Ruth se tornou símbolo de representatividade nos palcos, no cinema e na TV.
Pouco antes de falecer em julho de 2019, aos 98 anos, Ruth contou sua história a Lázaro em conversas marcadas por afeto, memórias e reflexões sobre sua carreira, o racismo e o desejo de ser artista desde a infância.
Com fotografias, ilustrações inéditas e contextualizações históricas, o livro adota uma linguagem inspirada na voz e na presença cênica de Ruth. Lázaro opta por uma escrita ritmada, próxima da oralidade, para traduzir literariamente a presença e a força da atriz.
“Examinar a vida da Pérola Ruth de Souza é uma oportunidade de entender um tanto a respeito desse tempo. Não só de percebermos quais amarras ainda existem em nosso país — ausências, preconceitos, desigualdades —, mas também de enxergarmos vitórias, estratégias, descobertas artísticas, sonhos e, principalmente, pioneirismo”, diz Lázaro Ramos.
“A Rainha da Rua Paissandu” é uma homenagem à luta dos artistas negros de outrora e do presente em busca de espaço e reconhecimento ao resgatar as memórias de Ruth de Souza e também apresentar depoimentos das atrizes Dani Ornellas, Taís Araújo e Tatiana Tiburcio, representantes das muitas gerações que têm Ruth de Souza como referência.
“A Rainha da Rua Paissandu”, de Lázaro Ramos e Ruth de Souza
Intrínseca
176 págs.
R$ 69,90 (físico) / R$ 34,90 (e-book)