Nesta terça-feira (14), em reunião realizada em Kigali, capital de Ruanda, a Fifa decidiu mudar o formato da Copa do Mundo de 2026, a primeira edição do torneio que contará com 48 seleções. As informações foram divulgadas pelo GE.
A mudança vai permitir que a competição seja disputada com 12 grupos, tendo quatro seleções em cada. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para a fase eliminatória, além dos oito melhores terceiros colocados.
Durante a fase eliminatória, as 32 seleções classificadas vão se enfrentar no formato mata-mata até a final. O número de jogos passará de 64 para 104 e as equipes que chegarem até a semifinal do Mundial farão oito partidas, em vez das já conhecidas sete.
Além da mudança no chaveamento de grupos e o aumento do número de jogos, a entidade ainda decidiu que o período de preparação para a Copa do Mundo de 2026 será maior do que em 2022, assim como o tempo de descanso após o encerramento do Mundial.