Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, realizaram um estudo que revelou que misturar ibuprofeno, remédios para pressão alta e diuréticos pode causar desidratação severa e danificar o funcionamento dos rins. O que coloca em risco a vida dos pacientes. As informações são do O Globo.

Os remédios destinados ao tratamento da pressão alta são prescritos, normalmente, em conjunto com diuréticos, porque fazer xixi com frequência ajuda na diminuição da hipertensão. Apesar disso, é necessário que o paciente ingira bastante água, pois o medicamento pode levar à desidratação.

Por sua vez, o ibuprofeno intensifica o quadro de desidratação e isso pode causar lesões irreversíveis nos rins.

“Não é que todo mundo que toma essa combinação de remédios que terá problemas. Mas a pesquisa mostra que é um problema suficiente para que você tenha cautela”, disse a pesquisadora de biologia matemática e medicina Anita Layton.

O estudo recomenda que os hipertensos procurem atendimento médico caso tenham algum sintoma.

A pesquisa foi realizada a partir de modelos simulados em computadores. “Os diuréticos são uma família de drogas que fazem o corpo reter menos água. Estar desidratado é um fator importante na lesão renal aguda e, em seguida, o remédio para pressão alta e o ibuprofeno atingem o rim com esse golpe triplo. Se você estiver tomando esses medicamentos para hipertensão e precisar de um analgésico, considere o paracetamol”, finalizou a pesquisadora.