O canal Amado Mundo, idealizado pelo jornalista Guilherme Amado, estreia no YouTube nesta quarta-feira, 25 de junho, com proposta editorial que aposta na união de informação e entretenimento. A grade inicial de oito programas vai abordar política, negócios e cultura usando linguagem mais leve e inteligente, com o objetivo de se diferenciar no segmento de “newsfluencers”.
O projeto é idealizado pelo jornalista Guilherme Amado, colunista do PlatôBR, e conta com uma equipe formada por 25 profissionais de destaque na imprensa, literatura, humor, gastronomia, cultura e economia. “Queremos criar um espaço onde a audiência se informe, se divirta e volte sempre para nos prestigiar”, afirma Amado.
O fundador do canal apresenta o programa “Matinal” de segunda a sexta, ao lado de Beatriz Bulla, jornalista, colunista do UOL e apresentadora da RedeTV!. Ele também coapresenta o “Lisboa Connection” com Paulo Dalla Nora Macedo, economista que conduz entrevistas com personalidades do eixo Brasil-Europa. A estreia do “Lisboa Connection” traz uma entrevista com Durão Barroso, ex-chefe da União Europeia e atual membro do Conselho Global do Goldman Sachs.
A grade de programas do Amado Mundo abrange ainda diversas áreas: a jornalista cultural Raquel Cozer apresenta o “Notas de Rodapé”, que discute questões da atualidade a partir de um livro a cada episódio. No “Tech Tech Tech”, Fabro Steibel, PhD em Transformação Digital, aborda as novidades e assuntos da tecnologia. A romancista Eliana Alves Cruz terá uma coluna semanal em vídeo sobre temas do momento.
Já a atriz e humorista Cláudia Campolina apresenta o “Pitacos do Mundo Invertido”, programa que satiriza episódios de machismo no noticiário. A chef e ativista Bel Coelho estreia em agosto uma série sobre alimentos do bioma amazônico, além de apresentar receitas semanalmente. Ela e o canal desenvolverão um videocast em que Bel cozinhará com um convidado.
Nos bastidores, a equipe conta com Yvna Sousa como diretora-executiva, com passagens pelo Valor Econômico e TV Globo; Luís Gustavo Ferraz, diretor audiovisual, que também é diretor e roteirista de cinema; Caio Barretto Briso, com passagens por O Globo e The Guardian; Gabriela Ferreira, ex-Globonews; e Bárbara Guimarães, diretora comercial com 20 anos de experiência no mercado publicitário.
Além da atuação online, o Amado Mundo planeja projetos presenciais. Em julho, o canal produzirá três eventos em Lisboa, em paralelo ao Fórum de Lisboa. Também lançará uma casa com capacidade para 200 pessoas na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e um estande no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Durante o evento da Abraji, será anunciado um edital para a produção de um documentário, com lançamento previsto para 2026 em salas de cinema.