Novo barco da Flotilha da Liberdade parte da Itália rumo à Gaza

SIRACUSA, 13 JUL (ANSA) – Um novo barco da ONG Coalizão Flotilha da Liberdade partiu neste domingo (13) de Siracusa, no sul da Itália, rumo à Faixa de Gaza. A embarcação “Handala”, carregada com ajuda humanitária, e com 15 ativistas a bordo, deixou o porto na Sicília cerca de um mês após um outro barco da entidade – onde estavam a sueca Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila – ter sido interceptado por Israel no Mar Mediterrâneo.   

“O Handala está navegando em direção a Gaza com civis desarmados e ajuda humanitária vital. Precisamos proteger esta missão e abrir um corredor marítimo humanitário permanente para a região”, diz uma publicação na página oficial da Flotilha da Liberdade no Instagram, onde a ONG esclarece que “esta não é a primeira vez” que uma de suas embarcações “navega para romper o cerco [israelense]: é a 37ª missão em décadas”.   

Segundo Claude Léostic, coordenador da Flotilha na França, a expedição “é financiada através de campanhas de doações para levar solidariedade humana e internacional à população palestina” no enclave.   

Antes de deixar a Itália, o barco deverá atracar em Gallipoli, na Puglia, onde dois ativistas franceses devem se juntar à missão em 18 de julho. (ANSA).