Novo ataque militar dos EUA contra embarcação mata 4 pessoas no Pacífico

CARACAS, 18 DEZ (ANSA) – Um ataque militar dos Estados Unidos contra uma embarcação no Oceano Pacífico matou quatro pessoas na quarta-feira (17), informou o Comando Sul do país, alegando que as vítimas eram “narcoterroristas”. Ao mesmo tempo, em meio à crescente tensão com Washington, a Venezuela solicitou uma “reunião urgente” com o Conselho de Segurança das Nações Unidas.   

“Sob direção do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, as forças americanas realizaram um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por uma organização terrorista designada no Pacífico Oriental”, disse o órgão em sua conta no X, confirmando ainda a eliminação de “quatro narcoterroristas do sexo masculino”.   

A nova agressão elevou o número de mortos no Mar do Caribe e no leste do Oceano Pacífico para 99, desde que Washington começou a realizar ataques na região contra embarcações supostamente ligadas ao narcotráfico em meados do ano.   

Nas últimas semanas, o governo de Donald Trump também reforçou o destacamento militar na costa da Venezuela, além de ter ordenado ontem um bloqueio naval contra navios petroleiros “que entram e saem” do país sul-americano.   

Diante da mais recente medida anunciada contra Caracas, o Ministério das Relações Exteriores de Nicolás Maduro solicitou uma reunião “urgente” do Conselho de Segurança da ONU “para discutir a agressão em curso dos EUA contra a República Bolivariana da Venezuela e adotar as medidas necessárias para restabelecer a legalidade internacional”.   

Maduro tem sido pressionado por Trump para renunciar ao cargo de presidente do país. Sua administração acusa o país norte-americano de querer ” se apropriar do petróleo, das terras e dos minerais da Venezuela por meio de campanhas massivas de mentiras e manipulação”. (ANSA).