As autoridades francesas apreenderam nove toneladas de peixe a bordo de uma embarcação brasileira, verificada em meio a uma captura “ilegal” no departamento francês da Guiana, e levaram o capitão sob custódia, anunciou o prefeito deste território nesta terça-feira (23).

A pesca ilegal, problema que a Guiana enfrenta há décadas, é um dos maiores desafios deste departamento ultramarino francês que faz fronteira com o Brasil.

A embarcação foi verificada em 10 de julho em águas territoriais francesas antes de ser “desviada” para o porto de Larivot e “será destruída nos próximos dias”, disse o prefeito da Guiana em comunicado.

As Forças Armadas apreenderam “nove toneladas de peixe, 10 kg de bexigas natatórias (órgão que permite a flutuação do peixe) e 3 km de redes”, detalha o comunicado.

Nas águas da Guiana, a bexiga natatória do acoupa vermelho (peixe prateado com barbatanas vermelhas) é alvo de significativa pesca ilegal devido às virtudes medicinais ou afrodisíacas que lhe são atribuídas.

Em junho, o prefeito da Guiana havia anunciado a destruição de quatro embarcações brasileiras também verificadas “em ações de pesca ilegal em águas territoriais francesas”.

Essa operação permitiu a apreensão de 7,5 toneladas de peixe e 28 km de redes. Os capitães dos quatro navios foram detidos e intimados.

A nova operação eleva para pelo menos 11 o número de embarcações capturadas por conta desta atividade ilícita desde o início do ano.

tg/cal/sp/ref/mab/mb/aa/jb