Nove pessoas ficaram feridas por disparos e um suspeito está sob custódia em Denver, nos Estados Unidos, após um tiroteio próximo ao ginásio onde o Denver Nuggets conquistou seu primeiro título da NBA.

Três vítimas estavam em estado grave e as demais sofreram lesões sem risco de morte, afirmou o Departamento de Polícia de Denver no Twitter.

“As informações preliminares indicam que houve vários disparos durante uma briga que envolveu muitas pessoas”, disse a polícia.

O incidente ocorreu a cerca de 1,6 quilômetro da Ball Arena, onde os Nuggets derrotaram o Miami Heat na segunda-feira. Torcedores comemoraram nas ruas o fim de uma espera de 47 anos pelo título da NBA. O campeão venceu o Miami Heat por 94-89 e fechou a série das Finais por 4-1.

O suspeito pelos disparos também foi baleado, acrescentou o Departamento.

Este foi um dos 290 ataques massivos a tiros registrados nos Estados Unidos neste ano, segundo o site Gun Violence Archive, uma organização não governamental que cataloga casos de violência armada no país.

Com mais armas de fogo que habitantes, os Estados Unidos têm a taxa mais alta de mortes por uso de armas que qualquer outro país desenvolvido: 49.000 óbitos em 2021 e 45.000 no ano anterior.

sco/mlm/llu/gm/jc/cb