Pelo menos 29 pessoas morreram desde quarta-feira (17) em novas inundações no Afeganistão, onde as fortes chuvas das últimas semanas já causaram a morte de cerca de cem pessoas, anunciou neste sábado (20) um porta-voz oficial.

“Segundo dados preliminares (…) 29 pessoas morreram como consequência das chuvas e inundações, e sete ficaram feridas”, anunciou o chefe do Departamento de Gestão de Desastres Naturais, Janan Sayeq.

As vítimas foram registradas em dez províncias do país, detalhou o porta-voz em um vídeo. Mil hectares de terrenos agrícolas ficaram submersos e 72 casas foram destruídas, acrescentou.

Mais de 130 pessoas morreram nas inundações que atingem o Afeganistão desde 12 de abril, de acordo com os sucessivos relatórios anunciados por Janan Sayeq.

Aproximadamente 25.000 pessoas receberam assistência material e financeira do governo e de organizações internacionais durante o último mês, detalhou.

O Afeganistão enfrentou um inverno muito seco e está sendo fortemente impactado pela mudança climática, para a qual não está devidamente preparado, segundo especialistas.

qb-pt/sbh/ia/sag/eg/ms